Jornal da Manhã online contribui em ampla dinâmica de Castro
Matérias de relevância no debate público mundial, construção linguística, papel cidadão e cuidados com o meio ambiente foram tópicos do trabalho no 4º ano A da Escola da Vila do Rosário
Publicado: 23/10/2023, 17:08
O 4º ano A da Escola Municipal da Vila do Rosário, em Castro, da professora Janete Soares Machado, desenvolveu um trabalho na última sexta-feira abordando leitura e compreensão dos acontecimentos que estão a nossa volta por meio do Jornal da Manhã online. A docente destaca que, com auxílio de celulares e tablets, os estudantes entraram na plataforma do jornal para explorar notícias que estão em voga no mundo atualmente.
“Buscando compreender as causas das enchentes, da seca do Nordeste e das guerras que estão trazendo tanta tristeza nos dias de hoje, eles manusearam a plataforma e, através dela, puderam observar tudo que está acontecendo ao redor deles. Natyelen, 10 anos, fez uma pequena leitura também sobre o orçamento para recuperação das estradas, verificando a importância de estar antenado no que acontece em nossa estado com relação as políticas públicas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Janete cita que com acesso à plataforma, a turma compreendeu como podem transformar cada notícia em argumento, questionamento, construindo sua condição de cidadão responsável por disseminar fatos verdadeiros e concluir suas opiniões favoráveis ou não a cada questão. A professora ainda cita que ao vê-los sedentos por conhecimento prática da vida cotidiana, compreende-se que é a função do educador estar com eles no momento de construção saudável da responsabilidade social.
“No aspecto da nossa língua, as informações de vários gêneros trazidas no jornal e a forma da matéria estar sendo divulgada também chamou a atenção deles. Davi, quando abriu a plataforma disse ‘Uau, que legal!’, pois ele conseguiu abrir no celular dele e ficou encantado, afinal na aula que usamos o computador ele estava de atestado médico. O modo online também foi elogiado pela questão de auxiliar no cuidado com o meio ambiente”, complementa a docente.
Por fim, a educadora cita que percebeu como os estudantes estão ligados na questão ambiental, fazendo questionamentos sobre como a informação pode chegar a todos sem a utilização de combustível que polui, do papel que é produzido derrubando árvores, entre outros. “Eles continuarão usando a plataforma como meio de estudo, pois instiguei a leitura para eles e família”, conclui Janete.
Acesse o blog escolar da Escola da Vila do Rosário clicando aqui.