Relatos pessoais emocionam e contagiam aula em Imbaú
Gênero textual foi base de um trabalho que resgatou memória dos aluno do 4º ao B da Escola Júlia Wanderley, com misto de emoções, empatia e prêmio para a melhor história do gênero
Publicado: 18/10/2023, 16:40
O 4º ano B da Escola Municipal Júlia Wanderley, em Imbaú, da professora Silvana Batista Barreto, desenvolveu uma atividade em Língua Portuguesa relacionada ao gênero textual ‘relato pessoal’. Segundo a docente, trata-se de uma estrutura predominantemente narrativa, iniciando a aula falando mais sobre o tema, relatando algo de si própria, expondo outros exemplos em livros, artigos e jornais.
“Foi uma aula interessante, inusitada, pois despertou emoções nas crianças, que conforme iam relatando algo que marcou sua vida, iam tendo emoções variadas, ora de alegria, tristeza, saudades, ou ainda, raiva. Dividimos a sala em duplas e cada amigo falava no seu momento o seu relato na dupla. Depois da correção dos relatos, cada aluno vinha a frente da sala de aula e compartilhava seu relato pessoal com os amigos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Silvana destaca que os educandos ficaram emocionados em lembrar e poder compartilhar algo importante que aconteceu com cada um para os demais colegas de sala, o que trouxe mais assimilação do conteúdo, ficando felizes no compartilhamento de experiências vividas. Ao final da apresentação de todos os relatos, sugeriram eleger qual achavam o mais emocionante, com uma votação no quadro. A vencedora, complementa a professora, foi Maysa, que emocionou a todos na sua forma de expressar o próprio relato pessoal, sendo presenteada com um livro.
“Como professora, sem dúvida, fico realizada em saber que meu alunos, além de desenvolver seu aprendizado, estão sendo preparados para o futuro, de uma maneira nova e enriquecedora, expondo suas ideias, suas histórias vividas e desenvolvendo habilidades em várias propostas de atividades. Obrigada ao projeto Vamos Ler, que nos tirou da zona de conforto e nos confrontou em inovar nossas aulas para podermos desenvolver atividades que serão o diferencial no desenvolvimento dos nossos alunos”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Júlia Wanderley clicando aqui.