Turma de Reserva trabalha com aula sobre regiões do Vamos Ler
Videoaula que explora aspectos da continentalidade e divisão do Brasil, com foco na região Sul, movimentou os alunos do 5º ano A da Escola Elvira Rosas
Publicado: 25/09/2023, 13:30
As regiões do Brasil, com auxílio de uma videoaula do Vamos Ler – Geração Digital, foram temas centrais de um trabalho no 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva. A professora Emelda Ione Naegeler de Souza comenta que o país possui grande diversidade natural, econômica e cultural, com cada região expressando essas diversidades por meio de paisagens, desenvolvimento de sua economia e através do modo de vida de seus habitantes.
“Iniciei a aula com um diálogo sobre o nosso país como um todo, para despertar nos alunos o interesse em conhecer melhor o país em que vivem, por que foi dividido em regiões e as características de cada região. Organizamos cinco grupos, onde cada grupo representou uma região, um aspecto que mais lhes chamou atenção, com leitura e produções de texto, confecção de mapa e apresentação para a sala sobre o que aprenderam sobre a região trabalhada pelo grupo. Ao final houve uma troca de materiais, para que toda a classe tivesse conhecimento do assunto como um todo”, relata a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora ressalta que um segundo momento foi utilizada a videoaula do Vamos Ler ‘Regiões do Brasil: conheça os aspectos deste país continental’, o que enriqueceu e aprofundou mais os conhecimentos acerca destes locais, focando no Sul – características, influência cultural dos povos imigrantes, festas e comidas típicas, o desenvolvimento econômico regional, além do acelerado e desordenado crescimento de algumas cidades da região.
“E, a partir das observações sobre a região Sul, esta que estamos inseridos, finalizamos uma atividade onde os alunos escreveram como podem perceber, no seu local de vivência, a influência cultural de outros país. E, citaram elementos culturais predominantes da nossa região. O desenvolvimento de atividades diferenciadas, como o trabalho em grupo e a videoaula, tornaram mais interessante e prazerosa a aprendizagem e fez com que os alunos tivessem uma melhor compreensão sobre o conteúdo trabalhado”, conclui Emelda.