Turma de PG realiza conjunto de trabalhos abordando a cidade
Com a confecção de maquetes que representavam pontos urbanos e rurais do município, os alunos do quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde entenderam mais sobre a formação de Ponta Grossa
Publicado: 22/08/2023, 17:20
A turma do quarto ano A da Escola Municipal General Aldo Bonde, supervisionada pela professora Lucilaine Machado, como forma de fixação do conteúdo, utilizou de formas variadas de construção de conhecimento. Sempre partindo do teórico, a docente explicou que foram realizadas leituras e registros em cadernos e utilizadas as aulas do projeto Vamos Ler - Geração Digital, que abordam os biomas brasileiros e as características e formação da cidade de Ponta Grossa.
A partir das videoaulas, os alunos foram estimulados e desafiados a registrar, em formato concreto, as sugestões de trabalhos. “Como estamos acostumados com mapas mentais, prática que vejo como primordial no processo, após assistirmos à gravação da aula, dentre as sugestões, cada aluno retornou com um trabalho. Como a turma tem um viés protagonista, colocou em prática novamente o que já haviam feito no primeiro trimestre e delimitamos os temas de suas maquetes, que representaram pontos turísticos do município, relativos à área urbana e área rural”, explicou a educadora. As produções foram realizadas em casa, com o auxílio dos familiares.
GALERIA DE FOTOS
Lucilaine também explicou que a interdisciplinaridade foi parte integral do processo. “Foi necessário dialogar, para definir e escolher as temáticas. Delimitados os prazos de entrega, com os alunos ficando livres para a produção e escolha dos materiais”, comentou.
Os resultados foram expostos na sala de aula e a turma participará da feira escolar da escola com o trabalho. “Cada resultado estimula o aprendizado individual e o coletivo, assim como fez com que os alunos buscassem informações, trabalhando a pesquisa e posteriormente realizando o planejamento da maquete. Como professora, estou orgulhosa e vejo neste processo a efetiva mediação do conhecimento. O mérito é das crianças que a cada dia se percebem capazes”, complementou a docente.