Turma de Teixeira Soares trabalha com 'poemas visuais' | aRede
PUBLICIDADE

Turma de Teixeira Soares trabalha com 'poemas visuais'

Atividade diferenciada, com estudo e produção focadas neste estilo artístico, ocorreram no 4º ano da Escola do Campo Machado de Assis

Variedade de temas marcou produção dos alunos
Variedade de temas marcou produção dos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, sob coordenação da professora Simone Padilha, desenvolveu uma atividade sobre os poemas visuais, com amplo estudo e produção por parte dos educandos. A docente comenta como o trabalho permitiu que a turma construísse memórias por meio deste tema. Vale destacar que temas do gênero são amplamente trabalhados nas diversas turmas participantes do projeto Vamos Ler – Geração Digital.

“Os poemas visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão ganham destaque. Como se fala em percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e não se proíbe a mistura com outras linguagens”, destaca a educadora.

Outro ponto que Simone coloca é que, ao pensarmos em poesia, comumente vem à mente um texto todo modelado e formal – que, segundo a professora, “de fato isso é um estilo de poesia, mas não único que existe. “Um dos principais intuitos da poesia é a expressão humana, independente do formato com que é apresentada. Por isso mesmo, a poesia visual utiliza de recursos não formais para expressar as mais diversas situações e sentimentos”, contextualiza a docente.

Com todo esse ínterim, a proposta aos estudantes foi da construção de um poema visual com os mais variados temas de interesse deles. “A proposta foi acatada com entusiasmo. Foram observados poemas com efeitos de sonoridade, movimento e até ausência de linguagem verbal, pois o autor é livre para escolher quais recursos que utilizar. O resultado foi incrível. Como bem disse uma autora: ‘A poesia é o sentimento que sobra ao coração e sai pela mão’”, conclui Simone. 

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE