Alimentação saudável conta com amplo projeto em Carambeí
Quinto ano C da Escola Fátima Augusta Bosa assistiu videoaula do Vamos Ler e Unimed PG sobre o tema, criou vídeos jornalísticos, elaborou cardápios, enquetes, além de registros com fotos artísticas
Publicado: 18/04/2023, 20:00
Um projeto de alimentação e saúde movimentou os alunos do 5º ano C da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa em Carambeí. A professora da turma, Maderli Ferreira, aponta que todos se depararam com um conteúdo interessante no trimestre (dito por um dos alunos), que é a alimentação – algo prazeroso e que, a partir dessa fala, gerou vários questionamentos. O trabalho contou com reportagens jornalísticas e utilização da videoaula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa acerca da temática. A docente relata a dinâmica.
Entre o que foi levantando estavam: ‘o que é necessário na alimentação para termos energia e saúde?’; ‘quem toma café da manhã antes de vir para a escola?’; ‘o que é gordura trans?’, ‘o que é diabetes tipo 2, pré-diabetes, obesidade infantil, colesterol alto?’; ‘o que isso tudo tem a ver com alimentação saudável, afinal?’.
“Iniciamos uma pesquisa para descobrir o que influencia nessa gama de coisas. Primeiramente, os alunos fizeram uma fotografia com os seus alimentos preferidos, baseada na ideia do fotógrafo estadunidense Gregg Segal, que fotografou crianças de diversos país com seus alimentos preferidos, já que a alimentação também é uma questão cultural. Após as fotografias, cada criança fez análise de sua foto, comparando com a pirâmide alimentar e se é necessário acrescentar alguns novos alimentos em sua refeição”, aponta a educadora.
Maderli conta que, na sequência, houve uma enquete via WhatsApp nos grupos da escola com os alunos da manhã, afim de descobrir a proporção de educandos que tomam café da manhã e os que vão para a escola em jejum. Com o resultado houve a montagem de um gráfico para compreenderem e visualizarem a quantidade de ‘sim e não’. Ainda, a turma preparou um vídeo com sugestões rápidas e simples, conforme explica a professora, de cardápios no café da manhã, que também foram espalhados nos grupos do aplicativo de mensagem.
“Depois, cada aluno teve o compromisso de pesquisar e preparar um pequeno texto para apresentar para os colegas sobre temas como colesterol alto, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, pré-diabetes, gorduras trans e, claro, também sobre os nutrientes dos alimentos e onde são encontrados – os lipídios, a proteína, o carboidrato. Pesquisaram a classificação de alimentos: minimamente processados, processados e ultraprocessados. E, a importância de uma alimentação saudável”, complementa a docente.
Para complementar, a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital com a Unimed Ponta Grossa, abordando o tema de se alimentar bem e como qualidade, também fez parte da dinâmica, distribuído no WhatsApp para as famílias. “Foi um projeto do qual plantamos a sementinha para uma vida mais nutritiva e consciente. Esperamos que cada aluno saiba fazer uma escolha saudável em sua alimentação, contando principalmente com as famílias, já que essa escolha afetará a vida adulta de cada criança”, conclui Maderli.
Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.