Jovens cientistas investigam tipos de misturas em Ortigueira | aRede
PUBLICIDADE

Jovens cientistas investigam tipos de misturas em Ortigueira

Trabalho no 4º ano A da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, na disciplina de Ciências, trouxe experimentos práticos e muito conhecimento

Propostas na apostila e utilização de materiais (como vistos na mesa), foram alguns dos elementos aplicados
Propostas na apostila e utilização de materiais (como vistos na mesa), foram alguns dos elementos aplicados -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano A da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, da professora Solange da Silva, atuou de forma ativa na disciplina de Ciências. A educadora cita que ao notar a pouca participação nas aulas teóricas do primeiro bimestre, com falta de interesse de alguns e baixa compreensão do conteúdo por ser algo novo aos educandos, apresentou um vídeo que teve sua ideia aplicada de maneira prática, para apresentar melhoras – e colocar os ‘jovens cientistas’ como protagonistas.

“No conteúdo de Ciências, Química das Misturas, que podemos observar em nosso dia a dia, com uma proposta de uma experiência, aguçou o interesse dos alunos para o conteúdo apresentado anteriormente. Optamos, então, pelas misturas homogênea e heterogênea, por ser algo que podemos observar sempre na casa ou em lugares do cotidiano. Pensamos, então, em algo simples e de fácil acesso”, destaca a docente.

Assim, foram separados materiais como sal, açúcar, café, arroz, feijão, entre outros, iniciando com água e sal, açúcar e água, leite e achocolatado, para tratar de misturas presentes no nosso dia a dia – tendo alguns dissolvidos completamente, notado pelos alunos, “mostrando então que se tornou uma mistura uniforme com apenas uma fase, onde a mistura que consiste em dois componentes se tornou uma só solução”, conforme relata Solange.

“Na mistura heterogênea escolheram uma também já conhecida: água e óleo, sendo que não se misturam. Foi acrescentada areia, no fundo, dando à mistura uma fase a mais. Antes uma fase, depois duas, chegando à terceira fase, ficando totalmente dividido. Com essa aula prática, foi obtido um ótimo resultado, pois obtive um grande retorno dos alunos”, complementa a professora.

Por fim, a docente elenca que deu para observar mais facilidade de alguns com a prática que com a teoria, obtendo ainda mais conhecimento. “Uma ação prática se torna mais interessante, abrangendo todos igualmente. Houve um grande interesse, colaboração, grande entusiasmo da parte de todos os presentes, mostrando mais vontade de conhecer a matéria de Ciências. Todos os alunos participaram e colaboraram”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE