Coluna Fragmentos: A Terra dos Brinquedos | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Fragmentos: A Terra dos Brinquedos

A coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, publicada entre 2007 e 2011, retorna como parte do projeto '200 Vezes PG', sendo publicada diariamente entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro

Propaganda da Brinquedolândia, publicada no JM em 06 de setembro de 1977
Propaganda da Brinquedolândia, publicada no JM em 06 de setembro de 1977 -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Crianças, adolescentes e, até mesmo, muitos adultos que passavam pela Rua Paula Xavier – localizada no centro de Ponta Grossa – nas décadas de 1970 e 1980, certamente ainda guardam na memória as vitrines de uma loja que marcou a vida comercial e embalou milhares de sonhos ao longo desse período: a Brinquedolândia.

Como resistir a uma loja que disponibilizava, para filhos e pais, uma infinidade de possibilidades: super-heróis, autoramas, bonecas que marcaram época, jogos, quinquilharias de plástico, bolas de todas as cores e formas, carrinhos e bicicletas!

Tudo encantava e era magicamente capaz de transportar para outros mundos e outros tempos ao simples olhar ou ao toque de mão. O nome era realmente apropriado, pois ao entrar na loja os ponta-grossenses descobriam onde ficava a “terra dos brinquedos”, não havia dúvida!

Porém, os brinquedos e o ato de brincar possuem uma dimensão muito maior do que se possa imaginar. A história dos brinquedos é tão antiga quanto à história da humanidade e a partir deles é possível compreender como as sociedades se organizaram e se transformaram social, cultural e, até mesmo, politicamente.

Os brinquedos geralmente estão entre os primeiros presentes que as pessoas recebem logo ao nascer. Difícil encontrar alguém que não tenha ganhado chocalhos, móbiles ou bichinhos de pelúcia e borracha, companheiros se que tornam inseparáveis no berço e durante os primeiros banhos.

A viagem pelo mundo dos brinquedos possibilita percorrer e interpretar matrizes e regras sociais, formas de vida e relações pessoais, bem como, perceber os diferentes estágios tecnológicos pelos quais a humanidade passou desde suas origens remotas até os dias atuais.

.

O material original, com mais de 170 colunas, será republicado na íntegra e sem sofrer alterações. Por isso, buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material apresentará elementos e discussões datadas por tratarem-se de produções com mais de uma década de lançamento. Além das republicações, mais de 20 colunas inéditas serão publicadas. Completando assim 200 publicações.

Publicada originalmente no dia 06 de abril de 2008.

Coluna assinada por Niltonci Batista Chaves. Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE