PUBLICIDADE

Horta suspensa é desenvolvida por alunos em PG

O quinto ano da Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira, criou, a partir de garrafas pet, uma horta para oportunizar de forma ativa o contato com alimentos naturais e saudáveis

Alunos realizaram o processo do zero, fazendo pesquisas e executando a construção do recepiente e a plantação das mudas
Alunos realizaram o processo do zero, fazendo pesquisas e executando a construção do recepiente e a plantação das mudas -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos orientados pela professora Maria Cristina Otto, aprenderam o passo a passo para a construção da horta por meio de vídeos. Posteriormente as crianças precisaram fazer um planejamento coletivo, que foi norteado por diferentes questionamentos, como: Quais as plantas que se desenvolvem melhor na estação do outono? Qual é a quantidade de água e luz solar que cada uma das plantas encontradas precisa? Qual é o melhor lugar para fazer a horta na escola de acordo com as necessidades das plantas? Quais recursos são necessários? Quais plantas podem ser plantadas dentro da garrafa pet?

Segundo a professora, os estudantes e suas famílias ajudaram com garrafas pet, terra, mudas de plantas e sementes. “As crianças auxiliaram na construção da horta, decoraram tornando mais alegre e deixando com a identidade do grupo do 5º ano. Com todas as garrafas prontas e penduradas as crianças colocaram a “mão na massa” ou melhor dizendo, “mão na terra”, encheram as garrafas de terra e plantaram mudas de morango, cebolinha, orégano e sementes de rúcula. Elas aprenderam sobre a importância das minhocas para a terra e fizeram uma festa colocando um pouquinho em cada garrafa”, conta Maria.

Ainda segundo a educadora, a horta possibilita um trabalho interdisciplinar que vai se desenvolver ao longo do ano, sendo este apenas o primeiro passo para uma caminhada cheia de aprendizagens e experiências enriquecedoras.

Acesse o blog da Escola Adelino Machado de Oliveira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE