Projetos de literatura estimulam alunos em Palmeira
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário, desenvolveu três atividades diferentes visando melhorar e incentivar a interpretação e os hábitos de leitura dos alunos
Publicado: 13/03/2023, 18:30
A turma orientada pela professora Paula Karise Stadler Kasiorowski, diante das dificuldades encontradas pós pandemia, nas áreas de leitura, escrita e interpretação, incrementou ao dia a dia escolar atividades que fossem realizadas em conjunto, com o intuito de se obter um resultado positivo nessas áreas problemáticas.
Segundo a professora, depois de realizada uma sondagem mais lúdica, foi decidido criar algumas tarefas que despertassem o gosto pela leitura nos alunos de forma divertida. Essas atividades foram incorporadas já na segunda semana de aula e o resultado já é visível segundo ela.
GALERIA DE FOTOS
As atividades consistem na ‘Sacola da Leitura’: onde diariamente um aluno leva esse material para casa e realiza as atividades. Nela contém um livro de literatura, um caderno de interpretação sobre o livro lido, uma apostila com diversos gêneros textuais e perguntas de interpretação e um jogo sobre leitura; O 'Álbum de Figurinhas da Leitura’: onde diariamente os alunos ouvem ou realizam a leitura de um livro literário, e em seguida fazem a marcação no álbum com o nome do livro e o autor(a). Assim, eles ganham uma figurinha ou um carimbo no álbum. O aluno que por acaso tenha faltado no dia fica sem a figurinha, incentivando também a presença dos alunos; E por fim são realizados cartazes de produção de texto. “Semanalmente fazemos o sorteio no cartaz da sala e os alunos realizam uma produção com base nos itens sorteados, essa produção pode ser coletiva ou individual. Como os itens sorteados nem sempre são coerentes, a história fica super engraçada e desperta várias risadas e ideias criativas na sala”, explica a professora.
Paula conta também que como essas atividades foram incorporadas à rotina das crianças, elas esperam todos os dias e as fazem com muita empolgação, mesmo nos dias em que a professora esquece de realizá-las.
Acesse o blog da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário