Integração trabalha com músicas no ensino da língua inglesa | aRede
PUBLICIDADE

Integração trabalha com músicas no ensino da língua inglesa

Turmas do maternal I ao pré II do Colégio de Ponta Grossa participam de atividades com danças e coreografias durante a aprendizagem

Com essas ferramentas, o educador tem a chance de deixar uma marca mais profunda nos alunos, que associam a sua aula com um momento descontraído e não percebem o quanto estão aprendendo ao mesmo tempo
Com essas ferramentas, o educador tem a chance de deixar uma marca mais profunda nos alunos, que associam a sua aula com um momento descontraído e não percebem o quanto estão aprendendo ao mesmo tempo -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As turmas do maternal I ao pré II, orientadas pelo professor Nicholas Rosa e pela coordenadora Amanda W. Uller, buscam constantemente por atividades que facilitem o engajamento dos alunos com os conteúdos. Tratando-se do ensino de inglês especificamente, há grande variedade de músicas que não só envolvem vocabulário básico, mas também estão presentes no quotidiano de grande parte das crianças nas versões traduzidas ou até mesmo no próprio inglês. Esse reconhecimento daquilo que é familiar ajuda no estímulo para o desenvolvimento das atividades, o que por sua vez também estimula aqueles que talvez não conheciam as canções, e agora querem participar do que está acontecendo em sala de aula.

Essa comoção também aciona o nosso lado emocional, especialmente quando os alunos sentem-se parte de um todo agora sincronizado para cantar e fazer os passos que normalmente acompanham músicas infantis. Nesse momento, a aula já se torna mais leve e interessante, principalmente para os alunos mais novos, que ainda podem possuir dificuldade em acompanhar explicações longas a respeito do que está sendo trabalhado, ao passo que, com as brincadeiras envolvendo músicas, o mesmo trabalho torna-se mais dinâmico e memorável.

GALERIA DE FOTOS

  • Integração trabalha com músicas no ensino da língua inglesa
  • Integração trabalha com músicas no ensino da língua inglesa
  • Integração trabalha com músicas no ensino da língua inglesa
  

Com essas ferramentas, o educador tem a chance de deixar uma marca mais profunda nos alunos, que associam a sua aula com um momento descontraído e não percebem o quanto estão aprendendo ao mesmo tempo.

Um ponto de atenção são as expressões faciais e a articulação das palavras ao cantar as músicas. Seja tocando com um instrumento ou acompanhando um amplificador, o olhar deve estar sempre voltado para onde se quer puxar a atenção dos alunos. Se a atenção está no professor, então o mesmo deve olhar nos olhos dos alunos, um de cada vez, certificando-se que eles estão concentrados no que está acontecendo. Se a atenção é voltada para algum material de apoio ou o quadro, o olhar do professor acompanha esse material nos momentos necessários.

Alguns exemplos de músicas que se encaixam com essa atividade são “Old McDonald had a farm”, na qual são trabalhados os nomes de diferentes animais de fazenda, “Bingo song”, na qual é trabalhado a pronúncia das letras presentes no nome “Bingo” em inglês, “ABC phonics song”, na qual são trabalhados tanto as letras do alfabeto como a fonética das mesmas, “Finger family”, na qual é trabalhado o vocabulário de membros da família, e “Head, shoulders, knees and toes”, na qual é trabalhado o vocabulário de partes do corpo e rosto.

Dificilmente conseguimos aprender alguma coisa sem repetição, e quando esse reforço não acrescenta nada de novo comparado com a última vez que foi trabalhado, é fácil perceber o cansaço, tédio e desinteresse dos alunos. Músicas possuem uma grande vantagem no que diz respeito à repetição. Elas sempre existiram com a premissa de serem tocadas mais de uma vez, o que condiz com o processo de aprendizado, faz parte de algo que todos temos em comum, que é o interesse nas mesmas, e proporcionam ambas recompensas a curto e longo prazo quando percebemos que estamos acompanhando com cada vez mais facilidade, e que da próxima vez podemos fazer ainda melhor.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE