Fábula de Lobato encanta e traz encenação em Carambeí
‘Minotauro’, do consagrado criador do Sítio do Picapau Amarelo, foi tema de um amplo trabalho no 5º ano da Escola Professora Tonia Joanna Harms
Publicado: 26/10/2022, 15:07
No dia 20 de outubro, o 5º ano da Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms, em Carambeí, sob coordenação da professora Francieli Falcão da Rocha, pôde desenvolver um trabalho que envolveu teatro e relatos sobre a história do Minotauro, dentro da ‘Amostra Literária do Livro – Memória de Monteiro Lobato’.
“A ideia de realizar uma encenação de uma das obras de Monteiro Lobato surgiu com o intuito de compreender o assunto estudado e realizar um grande trabalho em equipe com os alunos, envolvendo os profissionais da escola e até mesmos os familiares. Durante o período que trabalhos, foram realizadas leituras a respeito das obras de Monteiro Lobato, concentrando nosso trabalho com o Minotauro”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Assim, confeccionou-se a máscara deste personagem com bexigas, jornais e cola, deixando secar de um dia para o outro, modelando-a na sequência. Houve diversas leituras, produções textuais, pinturas, cartazes do personagem, além do ‘Poço do Visconde’. Segundo a educadora, houve a colaboração de todos os alunos na encenação, sendo muito marcante, desde a montagem do cenário, os figurinistas, atuantes – “o mais satisfatório foi ver quão dedicados os alunos aceitaram a ideia do teatro, ‘decorando’ suas falas”, conforme pontua Francieli.
“O trabalho foi além da escola, onde os pais e responsáveis pelos alunos puderam reviver as suas próprias memórias em relação ao Sítio do Picapau Amarelo, auxiliando seus filhos com a confecção do Paternão, templo onde vivia o Minotauro e o Labirinto, o qual era a morada do Minotauro, dentro do Paternão”, explica a professora.
A docente complementa apontando que a equipe gestora, sob direção de Lindair Aparecida da Silva, coordenação pedagógica de Márcia Cristina Kordel e as demais funcionárias, na união de todas em um mesmo objetivo, dentro da Amostra Literária, permitiu um momento marcante aos alunos e pais que compareceram. “Toda a comunidade escolar foi envolvida em uma ideia que foi levada além da sala de aula, foi sensacional, uma experiência inesquecível para todos”, conclui a educadora.
Relatos
Francieli também traz relatos de alunos que enceram a peça ‘Minotauro’, compreende mais o contexto histórico de uma das mais belas fábulas de Monteiro Lobato, marcando gerações.
“Monteiro Lobato é um belo escritor, e suas histórias são inspiradoras. O nosso teatro foi muito importante não só para mim, mas para a turma inteira. Eu e minhas amigas fizemos trabalho em equipe e assim a gente aprende juntos”, Isabeli Vitória Pereira de Lara.
“Na atividade do Minotauro, aprendi sobre o Paternão, que é um Templo onde fica o labirinto que o Minotauro morreu”, Brenda Soares Imbonizio.
“Aprendi que estudar o trabalho do Minotauro é muito legal. Eu contei para minha mãe e para o meu pai e expliquei para eles que no final o Minotauro morre”, David Hendrick Fernando de Oliveira.
“Gostei bastante do trabalho em equipe, organizar o teatro, ensaiar, todos fizeram um pouco de cada coisa, aconteceram alguns imprevistos (chuva), mas a gente conseguiu com muito trabalho e esforço. Eu amo as histórias do Monteiro Lobato, ele é um dos melhores escritores para mim, e olha que gosto de muitos. Assisto o Sítio do Picapau Amarelo desde pequena e ainda gosto muito de assistir, como resolviam problemas me ensinaram a resolver os meus sendo madura e com bastante firmeza”, Giselly Zadra Neves Pedroso.
“O Minotauro é uma criatura que tem o corpo de humano e a cabeça de touro. Minotauro comia humanos. Então a Princesa Ariadne pediu para Teseu o matar e deu-lhe uma Espada Mágica e um Novelo de Fio para não se perder no Labirinto (feito pelo Rei Minos para abrigar o Minotauro), chegando lá, Teseu agarrou o chifre e o matou”, Helena Bueno Faria.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Tonia Joanna Harms clicando aqui.