Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG | aRede
PUBLICIDADE

Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG

Professora do Colégio Pontagrossense destaca objetivos, ganhos pedagógicos e benefícios textuais inseridos dentro do ‘Projeto Literário Coletâneas Sepam’

Trabalho teve registros em foto e produções textuais enviadas ao Vamos Ler
Trabalho teve registros em foto e produções textuais enviadas ao Vamos Ler -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Compondo os projetos pedagógicos do Colégio Sepam de Ponta Grossa desde 2017, o ‘Projeto Literário Coletâneas Sepam’ tem o objetivo de estimular os alunos à prática da escrita, mostrando suas habilidades próprias e identidade discursivas por meio do texto escrito. Segundo a professora Ana Caroline Cavanhari Neumann, o objetivo é não se prender às premissas ‘eu não sei escrever’ ou ‘o professor é o único leitor do meu texto’.

“Assim, no final do projeto, os alunos lançam os seus livros com o gênero trabalhado durante o ano. No ano de 2022, os alunos dos sétimos anos ficaram com a produção de poemas de cordel. A Literatura de Cordel é um gênero popular em que a escrita possui traços informais. Geralmente publicada em varais, o que originou o seu nome, este gênero poético é caracterizado pela utilização de rima e métrica”, aponta a docente.

GALERIA DE FOTOS

  • Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG
  • Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG
  • Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG
  • Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG
  • Proposta literária traz inspiração e criatividade no Sepam em PG
  

Dessa forma, nas aulas de Produção de Texto do primeiro bimestre, os alunos puderam iniciar a construção poética com a famosa ‘inspiração’, conforme relata a educadora. “Os seus primeiros versos foram fundamentados em algo de suas vidas, como uma experiência, uma história, uma sensação, um sentimento. Os estudantes começaram a entender o que é o conceito de poesia, esse ‘start’ dentro da produção artística. Assim, foi com a temática ‘minha vida em cordel’ que os alunos expressaram com legitimidade o seu protagonismo no mundo, aprenderam as características deste gênero literário e a produzir os seus primeiros versos”, explica Ana Caroline.

Já no segundo bimestre houve a ‘lapidação de seus cordéis’, acrescentando métrica e rima, formando sextilhas de redondilha maior, conforme relata a professora – que cita uma brincadeira em sala, sendo este o processo de ‘expiração’, o trabalho do poeta acerca de seu texto. Para complementar, a docente pontua que além dessa questão escrita, também houve a representação dos alunos do curso de Desenho do Sepam para ilustrar o livro.

“No terceiro bimestre, os estudantes dos sétimos anos produziram uma releitura dos seus Cordéis, através de textos digitais como foto e vídeo. Neste trabalho, eles puderam dar “vida” aos seus poemas através de outro formato, o digital. Dessa forma, o projeto objetiva dar movimento às palavras tecidas em sala de aula, fazendo com que a professora não seja a única leitora dos cordéis, assim encantando desconhecidos leitores”, conclui Ana Caroline.

Acesse o blog escolar do Colégio Sepam clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE