Projeto de leitura une cultura, educação e tradição em Imbituva
Ler e escrever como ferramentas essenciais, além do uso de variados gêneros textuais, permitem ao quarto ano C da Escola Professor Jacob Brenner de Barros mergulhar por questões importantes no desenvolvimento educacional
Publicado: 22/08/2025, 07:20

O quarto ano C da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, em Imbituva, da professora Janaína Dorothea Venske de Quadros, vem desenvolvendo um trabalho especial que une projeto, leitura e produção de textos em diferentes gêneros textuais. A docente aponta que a proposta é intitulada ‘A LEITURA ABRE AS PORTAS DO SABER: CONSTRUINDO MEU CONHECIMENTO’, com um dos objetivos de ter a escrita como espaço de reflexão e criação.
“Recentemente, os estudantes mergulharam em discussões sobre gêneros textuais, ampliando conhecimentos e exercitando o respeito à diversidade. Esse aprendizado se entrelaçou com atividades de redação e leitura, fortalecendo a prática da escrita crítica e a expressão pessoal”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Em agosto é celebrado o Dia do Folclore e, para marcar a ocasião, conforme relata Janaína, escolheram revisitar a lenda do saci-pererê, “personagem astuto e cheio de simbolismo, que encanta gerações e traz à tona a força da tradição oral”. “Assim, nosso projeto se torna um mosaico de saberes: de um lado, o olhar atento para os temas atuais e necessários; do outro, a valorização da memória e da cultura popular que nos constituem. ‘Educar é tecer pontes entre o passado, o presente e o futuro’”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Jacob Brenner de Barros clicando aqui.