Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva

Iniciativa do Ministério Público do Município foi desenvolvido em cinco etapas pelo 5º ano da Escola Elvira Rosas

Visitas contribuíram para a relação entre alunos e agentes do Judiciário
Visitas contribuíram para a relação entre alunos e agentes do Judiciário -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva, sob coordenação da professora Emelda Ione Naegeler de Souza, participou efetivamente do projeto ‘Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola’, realizado pelo Ministério Público do Município e desenvolvido pelos quintos anos das instituições de ensino

“O projeto vem com o intuito de esclarecer a população sobre várias questões de Cidadania e Justiça, através das crianças, de forma mais simplificada e prazerosa de aprender, sendo eles agentes multiplicadores, possibilitando a pesquisa, leitura, análise e reflexões sobre os direitos e a forma de exercê-los; complementação do ensino estabelecendo relações entre o conteúdo curricular e as atividades dos Três Poderes”, aponta a docente.

GALERIA DE FOTOS

  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  • Projeto da justiça contribui com formação cidadã em Reserva
  

Assim, a educadora explica que o trabalho foi dividido em cinco parte. Na primeira, houve organização, cronograma e início das atividades por meio das cartilhas que foram levadas junto ao tema, com ênfase na de Justiça, com leituras individuais e coletivas, além de discussões acerca da temática, intepretações de texto e desenvolvimento das atividades propostas.

“(Na segunda) etapa foi de visita – ‘Alunos no Fórum/Juíza na Escola’. No dia 19 de setembro ocorreu a visita dos alunos ao Fórum, onde foram recepcionados e puderam conhecer as dependências do mesmo. Ficaram sabendo quem trabalha lá e que cargos ocupam, tiveram uma breve conversa informal sobre o local que estão visitando e para tirarem suas dúvidas sobre vários assuntos”, relata Emelda, que ainda complementa a visita da juíza e do promotor de justiça na escola, respondendo perguntas dos alunos e tirando dúvidas acerca dos temas abordados nas cartilhas.

Passando para a terceira etapa, os alunos fizeram a escolha, desenvolvimento e apresentação de um coral, cantando a ‘Paródia – Bom Cidadão’. Assim, todos participaram e o vídeo foi encaminhado para a juíza. Falando sobre o quarto momento, a professora cita que “durante as etapas anteriores os alunos fizeram anotações em seus cadernos e nesta etapa irão montar uma produção de texto sobre tudo que desenvolveram e aprenderam”.

VÍDEO
Alunos protagonizaram vários momentos | Autor: Divulgação
  

Assim, na sequência citada acima, os educandos participarão de uma premiação que escolherá os três melhores de cada turma, além de outros três melhores textos da instituição de ensino a serem encaminhados à juíza – que fará a seleção dos melhores do município, com uma premiação a estes vencedores.

“Ao final será encaminhada ficha de avaliação as escolas para sugestões e correções de eventuais erros para aplicação do projeto no próximo ano. Acredito que a execução deste projeto foi de grande importância no desenvolvimento de nossos alunos, na consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercerem plenamente seus direitos de Cidadania e Justiça”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Elvira Rosas clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE