Saboroso aprendizado das frações ocorre em Palmeira
Quintos anos A e B da Escola do Campo de Witmarsum puderam utilizar métodos diferenciados e deliciosos, como a produção de um bolo dividido em partes
Publicado: 22/09/2022, 14:26
O aprendizado sobre as frações teve uma dinâmica diferenciada nos quintos anos A e B da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, em Palmeira. A professora Jenifer Lorena Riffert comenta acerca da atividade matemática diferente que, além de estimular o aprendizado, ainda foi ‘saborosa’ aos educandos.
“Todos nós sabemos a importância de aprendermos as operações básicas, pois elas são essenciais em nosso dia a dia, seja no somar o valor de produtos no mercado, subtrair para descobrirmos o troco que precisamos entregar, ou uma forma mais rápida de sabermos quantos doces temos em duas ou três caixas. E, é claro, a temida divisão, mas que é essencial para entendermos quantos pedaços de bolo cada um dos alunos pode comer”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Assim, o aprendizado sobre divisão, transformado futuramente em fração, contou com a produção de um bolo de chocolate. A educadora explica que houve o cálculo de ingredientes e, após estar pronto, houve a divisão do alimento em partes iguais – o que proporcionou uma manhã divertida, com aprendizado, “pois quem aqui não curte um bolo de chocolate?”, indaga Jenifer.
“Mas, é claro que esse era só o começo sobre a divisão. Descobrimos que as divisões nem sempre são exatas, ou seja, sobra o resto e, como utilizamos o método longo, necessitamos estar com a tabuada na ponta da língua e, ainda, os passos da conta de subtração precisam estar bem memorizados para então chegarmos ao resultado correto”, elenca a professora.
Assim, passou-se a entender melhor a forma de divisão, com um aprendizado relevante para não ser esquecido: iniciou-se com discos de fração e suas partes, do inteiro, ao 2 meios, 3 terços até o 10 décimos, com pequenas pizzas divididas em pedaços como exemplo. O material permitiu a visualização de como funciona a fração, além de auxiliar no entendimento do todo e sua parte considerando os números em geral.
“Como exemplos, usamos o faz de conta: imaginando que cada disco é uma pizza dividia em vários pedaços e eu gostaria de colocar azeitonas nesses pedaços, inventamos situações-problemas para entender a ideia de fração. Um exemplo foi: eu tenho 20 azeitonas e preciso dividir igualmente nos pedaços de uma pizza de 10 fatias, quantas azeitonas vão em cada pedaço? Quantas azeitonas representam 2/10 do total de azeitonas?”, complementa a professora.
Jenifer conclui apontando que, após essa parte ser entendida pelos educandos, estes “partiram para a resolução de problemas envolvendo frações e esta atividade ficou muito mais leve e interessante”.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo de Witmarsum clicando aqui.