Alunos de Irati compreendem seu lugar no planeta Terra | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Irati compreendem seu lugar no planeta Terra

Quinto ano A da Escola Rural São Miguel pôde conceituar e realizar trabalhos práticos, como uso de planisfério e globo, dentro de conteúdos científicos e astronômicos

Vários conceitos puderam mostrar, na prática, que a Terra é nosso lar
Vários conceitos puderam mostrar, na prática, que a Terra é nosso lar -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano A da Escola Rural Municipal São Miguel de Itapará, em Irati, da professora Renata Elisa Boiko, pôde estudar mais sobre o tema ‘Universo e Planeta’, onde os educandos puderam se localizar espacialmente onde se encontram na Terra. Segundo a docente, houve estudos e atividades em sala de aula aceca do universo, sistema solar, planetas e a própria Terra, utilizando conceitos de meridianos e paralelos para a localização espacial.

“Juntamente ao trabalho da disciplina de Ciências e Geografia, foram utilizados diversos vídeos e materiais para confecção de cartazes e globo-terrestre confeccionando um planisfério com a utilização de materiais disponíveis. Localizar-se no planeta é fundamental, usamos nosso conhecimento sobre a Terra para entender outros planetas e, quem sabe, identificar outras regiões habitáveis no Universo, curiosidade sempre presente na imaginação dos alunos”, pontua a educadora.

Assim, Renata cita que alunos que descobrem e compreendem sua localização na Terra, simultaneamente entendem-se como parte integrante “de um fantástico e que precisa de cuidados, destacando a importância de nós, enquanto seres humanos, cuidarmos no nosso planeta, estimulando ações conscientes sobre a sustentabilidade”.

Por meio de leitura, arquivos, vídeos e materiais pedagógicas, a turma confeccionou cartazes para compreender como é o sistema solar e são os planetas que o compõem, vendo a Terra por imagens de satélites com uma experiência relevadora: segundo a professora, é formado por camadas distintas, do interior do globo à atmosfera. Para complementar, explana que sem as linhas imaginárias, meridianos e paralelos, o planisfério seria dificultoso de se entender na questão das localizações espaciais.

“Foi realizada uma exposição dos cartazes em sala de aula e planisfério com bolinhas de isopor. Estudar a Terra é conhecer a nossa casa. O planeta Terra é a nossa casa de uma forma mais ampla, com suas características, linhas e localizações e, para garantir que continue sendo um lugar habitável, precisamos entender como ela funciona observando suas transformações, cuidando da natureza e do planeta em que vivemos, mas de uma forma diferente agora, olhando sobre outro ângulo, ou seja, do espaço, sua localização e toda essa evolução”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural São Miguel de Itapará clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE