Disputa literária contribui com aprendizado em Palmeira
Quintos anos A e B da Escola do Campo de Witmarsum participaram de divertida competição com torta na cara sobre características presentes no livro ‘Robin Hood’
Publicado: 19/08/2022, 17:33
Os quintos anos A e B da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, em Palmeira, desenvolveram uma dinâmica diferenciada e divertida na questão da leitura. Segundo a educadora Alexsandra Schweigert de Oliveira, a professora Sandy, à frente da turma ‘A’, a proposta partiu da utilização do livro ‘Robin Hood’, de Pedro Bandeira, por meio de uma leitura coletiva.
“No livro, o personagem Robin, filho de um lorde inglês, luta contra o príncipe que quer tomar o trono do Rei Ricardo Coração de Leão. Todos os alunos das turmas de 5º ano A e B leram o livro num período de dois meses. Em um dia pré-determinado, as professoras elaboraram perguntas e respostas sobre a história, separando em dois grupos: quinto ano A versus B, competiram com ‘torta na cara’, para saber o quanto os alunos se empenharam em ler”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
Segundo Sandy, houve a surpresa ao saber que os educandos realmente sabiam sobre a história, “gritavam respostas, ou sussurravam no ouvido do colega que estava vez, como quem era Robin Hood, como ele fez para infiltrar na cidade, quem eram seus ajudantes e até quem ajudou a desmascarar e ajudar o Rei a volta ao trono, entre outros detalhes super emocionantes da história”.
Para complementar, a professora elenca que houve muita diversão, risos e gargalhadas no decorrer da brincadeira – mesmo sem a percepção de que trabalhavam acerca de questões importantes: a leitura e interpretação de textos. “Ao final do desafio, até as professoras tiveram que entrar na brincadeira, onde os alunos fizeram as perguntas. Nada melhor que incentivar a leitura trazendo uma maneira bem lúdica e deliciosa para dar gosto à imaginação”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo de Witmarsum clicando aqui.