Vamos Ler destaca projeto 'Ação entre amigos' em PG | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler destaca projeto 'Ação entre amigos' em PG

Quinto ano B da Escola Professora Glacy Camargo Sêcco contextualizou realidade de pessoas carentes; iniciativa da instituição de ensino arrecadou mais de 3 mil peças de agasalhos

Trabalho foi além dos aspectos didáticos, trazendo empatia e solidariedade
Trabalho foi além dos aspectos didáticos, trazendo empatia e solidariedade -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano B da Escola Professora Glacy Camargo Sêcco contextualizou realidade de pessoas carentes; iniciativa da instituição de ensino arrecadou mais de 3 mil peças de agasalhos

A turma do 5º ano B da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco, de Ponta Grossa, desenvolveu em sala de aula na disciplina de Formação Humana, o projeto ‘Ação entre amigos’. Sob orientação da professora Edicléia Batista dos Santos, a atividade abordou o tema solidariedade e respeito, com trocas de experiências vividas pelos alunos.

No projeto, as crianças expuseram fatos vividos diariamente por pessoas nas comunidades mais carentes. Segundo a docente, foram destacados realidades como a falta de alimento, roupas e calçados e o mais importante dignidade e respeito.

 “Diante dos relatos, se desenvolveu a ‘Ação Entre Amigos’, como uma forma de amenizar o sofrimento de alguém, fazer a diferença, tornar- se um ser atuante na sociedade”, conta Edicléia, destacando a importância também o papel da escola na formação cidadã.

Seguindo com o projeto, algumas regras foram estabelecidas, como fazer a abordagem aos participantes, o que pedir de doações e para quem pedir a doação. Já que os donativos arrecadados, seriam oferecidos a todos os alunos e funcionários da escola.

 A professora contou também sobre a elaboração de um convite para as demais turmas, que os convidava para participar do projeto. Ajudando com a doação de agasalho, o contribuinte concorreria a uma mochila e um estojo escolar, ambos doados pelo SESC para a escola.

 “A abordagem foi aceita com muito carinho. Assim deu início a uma maratona de recolhimentos de agasalhos de inverno, blusas, calças, calçados, enfim tudo para aquecer os nossos alunos!”, enfatiza a educadora.

O projeto foi um sucesso! Com a participação de todas as turmas, mais de 3.000 peças de agasalhos foram recolhidas, com tamanhos variando entre de 6 a 10 anos, a fim de atender os alunos da escola.

Edicléia comentou que ao fim da arrecadação, o dia do sorteio das mochilas e estojos, era o mais aguardado pelas crianças de todas as turmas, onde foram contemplados dois ganhadores por sala. Após o sorteio, os estudantes foram convidados para comparecer ao espaço destinado as doações. “No local, cada criança pode escolher suas próprias roupas, dando-lhes autonomia, uma vez que o projeto buscou ressaltar a dignidade e o respeito, começando por elas mesmas. Depois eles voltaram para suas sala, felizes e discutindo sobre o gesto de solidariedade”, disse ela.

 Encerrando o projeto, a professora comentou que ele ficou marcado no coração de cada criança, com as práticas de dignidade, o respeito e a solidariedades que envolveram não só a turma do 5º ano B, mas toda a escola. “Se cada um fizer um pouco, no fim teremos o muito”, finaliza Edicléia.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Glacy Camargo Sêcco clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE