Vamos Ler traz atos ambientais em dinâmica de Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler traz atos ambientais em dinâmica de Carambeí

Quinto ano A da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth pôde colocar em prática vários conceitos de sustentabilidade dentro de um tema importante da atualidade

Diversidade de conteúdos marcou trabalho
Diversidade de conteúdos marcou trabalho -

Luana Abrantes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano A da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth pôde colocar em prática vários conceitos de sustentabilidade dentro de um tema importante da atualidade

Desenvolvendo ações de conscientização ambiental, especificamente sobre o reaproveitamento do lixo que produzimos, em sala de aula, os estudantes do 5º ano A da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, de Carambeí, se aprofundaram no estudo do tema, ministrado pelas docentes Ione de Fátima e Souza dos Santos.

“O objetivo era de desenvolver nos alunos, ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto a natureza, em suas casas ou nas comunidades em que vivem, os incentivado na criação de hábitos conscientes a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, bem como a necessidade do reaproveitamento do lixo que produzimos por meio da reciclagem, sobre a importância de separar o lixo gerado em nossas casas e o destino correto do lixo”, dizem as professoras, comentando que as atividades desenvolvidas inicialmente, tiveram o auxílio do material da cartilha ‘Incentivo à Reciclagem’.

Em meio ao estudo, a turma aprendeu também sobre os ‘3 Rs’ (reduzir, reutilizar e reciclar.), usando para isso o vídeo do Projeto Vamos ler em parceria com a Unimed, que destaca a importância da coleta seletiva. “Um assunto muito sério e que é uma das piores formas de trabalho infantil, que ainda acontece nos grandes lixões do nosso Brasil, sendo isso muito discutido e trabalhado em sala de aula com os alunos”, destacam as educadoras.

De forma lúdica, os estudantes confeccionaram brinquedos e jogos com materiais reciclados, como rolinhos de papel, tampinhas de garrafa, papelão e caixas, por exemplo.

Após todas as atividades, foi realizada uma amostra de brinquedos, junto com a apresentação do vídeo educativo ‘É preciso reciclar’ da Turma da Mônica, para as demais classes da escola.

As docentes destacaram ainda que as atividades propostas despertaram nos alunos a curiosidade, a criatividade ao construírem seus brinquedos e jogos, além de aguçaram seus pensamentos, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa. “Percebemos também nas conversas entre eles, uma grande preocupação com o problema do lixo em nossa comunidade e atitudes conscientes no dia a dia do ambiente escolar”, ressaltaram.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE