Aula sobre fungos do Vamos Ler é tema de atividade em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Aula sobre fungos do Vamos Ler é tema de atividade em Irati

Quinto ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki pôde compreender mais sobre o reino Fungi, suas características, além de produzirem fotos acerca da temática

Belos registros dos alunos mostram diversidade de fungos encontrados no dia a dia
Belos registros dos alunos mostram diversidade de fungos encontrados no dia a dia -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto ano da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki pôde compreender mais sobre o reino Fungi, suas características, além de produzirem fotos acerca da temática

Por meio da videoaula do projeto Vamos Ler – Geração Digital sobre os fungos, disponibilizada no dia 8 de abril, os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, em Irati, puderam desenvolver diversas atividades dentro da temática. A professora Cássia Andressa Rodrigues Pedrozo comenta os principais pontos do trabalho.

“Iniciamos a aula trazendo aos alunos algumas imagens de cogumelos do jogo Super Mário, despertando o interesse e curiosidade da turma. Em seguida, fizemos uma breve sondagem sobre os conhecimentos que a turma já tinha em relação ao tema, com questionamentos como: ‘O que são cogumelos?’; ‘Onde podemos encontra-los?’; 'Quais outros tipos de fungos vocês conhecem?’, ‘Todos eles fazem mal à nossa saúde?’”, aponta a docente.

Com uma apresentação de slides, a turma conheceu mais sobre o reino Fungi, suas características, onde são encontrados, benefícios e malefícios. Cássia cita que os fungos mais conhecidos pela turma eram o cogumelo e o bolor, onde o primeiro pode ser encontrado na natureza, com algumas espécies comestíveis. O tema da culinária, inclusive, foi abordado quanto ao uso destes organismos para fermentar pães e bebidas.

“Além disso, a professora apresentou de forma breve, algumas doenças causadas por fungos, mas também destacou que alguns podem trazer benefícios na parte medicinal como é o caso da penicilina, um importante antibiótico produzido a partir de fungos do gênero Penicillium. Os alunos então produziram um panfleto informativo e também registraram, através de fotografias, os fungos que encontraram em suas casas”, conclui a professora.

A coordenadora pedagógica Eliane Maria Stroparo também citou a videoaula e o trabalho da turma. “Ter   conhecimento de que nem todos os fungos fazem mal à saúde e a importância de alguns desses organismos para a vida chamou a atenção dos alunos. Assim como também chamou a atenção para o cuidado que se deve ter com alguns tipos de fungos encontrados em casa, como as doenças que esses fungos podem causar, como exemplo as doenças respiratórias, proporcionando uma mudança de hábitos nos cuidados para se evitar que esses fungos apareçam”, explana a pedagoga.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Esperança Carignano Chuilki clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE