Trabalho inclusivo no Integração contribui na formação de aluno | aRede
PUBLICIDADE

Trabalho inclusivo no Integração contribui na formação de aluno

Giovanni Victor, que tem síndrome de Down e apraxia da fala, apresenta melhoras contundentes após aplicação de método utilizado no Colégio de Ponta Grossa

VÍDEO
Giovanni Victor, que tem síndrome de Down e apraxia da fala, apresenta melhoras contundentes após aplicação de método utilizado no Colégio de Ponta Grossa | Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Giovanni Victor, que tem síndrome de Down e apraxia da fala, apresenta melhoras contundentes após aplicação de método utilizado no Colégio de Ponta Grossa

A inclusão é indispensável na formação dos alunos. Adaptar-se e trazer inovação curricular pode ser um desafio que, se bem aplicado, traz resultados incríveis. A professora Ana Maria Ferreira do Colégio Integração, em Ponta Grossa, conta como uma ação ajuda um dos estudantes da instituição de ensino a aprender e compreender o mundo de uma forma dinâmica. A atividade foi coordenada por Tiago Augusto Barbosa e Amanda Weridyana Uller, com correção do professor Igor Antônio Barreto.

“O trabalho com o aluno Giovanni Victor Michelon está sendo individualizado por conta do momento que estamos vivenciando. O Giovanni tem Síndrome de Down e Apraxia da Fala, apresenta dificuldade na sua concentração, atenção e comunicação, onde se fazem necessárias estratégias que o ajudem no seu desenvolvimento”, destaca a docente.

Dessa forma, o aluno tem trabalhado com o método ABACADA, desenvolvido pela professora Claudia do programa Desafios do Aprender, conforme explica a educadora do Integração. A metodologia do processo inclui o destaque em sílabas, dando ênfase para os fonemas em detrimento das letras, para que Giovanni uma o som do ‘B’ com o ‘A’, formando o ‘BA’.

Assim, sucessivamente, conforme explana Ana Maria, “com as demais consoantes e vogais, o qual torna um grande facilitar para uma melhor compreensão do aluno, pois está sendo relacionado com a imagem, o BA da BANANA e não o B da BNANA, o JÁ do JACARÉ e não o J do JACARÉ”, explica.

Para exemplificar, uma atividade proposta e desenvolvida foi o ‘Dominó das Palavras’, conforme complementa a docente. O objetivo aqui foi a leitura de palavras; associação figura/palavras; além da atenção e concentração. O processo é feito jogando como se faz com o dominó: associa-se figuras às palavras correspondente. Ainda, o jogo inicia com a peça escrita DOMINÓ.

“O aluno apresentou evolução significativa, apesar da impossibilidade que apresenta de falar corretamente ou de se expressar com destreza. Verificou-se que o trabalho com o método ABACADA permitiu ao aluno um ingresso no mundo da leitura e escrita, de forma gradativa, passo-a-passo. Vale destacar a importância e a satisfação que a professora sente em ver a evolução do aluno, assimilando e interagindo no processo de aprendizagem”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE