Produções abordam Setembro Amarelo em Fernandes Pinheiro | aRede
PUBLICIDADE

Produções abordam Setembro Amarelo em Fernandes Pinheiro

Objetivo do trabalho no 5º ano A da Escola Floresval Ferreira foi conscientizar sobre o tema e espalhar frases de motivação – especialmente nesta época de pandemia

Produções contribuíram para fixar o conteúdo e espalhar motivação
Produções contribuíram para fixar o conteúdo e espalhar motivação -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo do trabalho no 5º ano A da Escola Floresval Ferreira foi conscientizar sobre o tema e espalhar frases de motivação – especialmente nesta época de pandemia

O 5º ano A da Escola Municipal Floresval Ferreira, em Fernandes Pinheiro, abordou durante esta semana uma temática muito importante: o Setembro Amarelo. A professora Silvia Maria Pavelski comenta a relevância de abordar o tema com os alunos e todas as características que permitiram desenvolver uma conscientização no atual momento, principalmente com os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

“O mês de setembro é marcado pelo trabalho de Prevenção Mundial ao Suicídio, que é realizado pela Organização Mundial da Saúde e é difundido pelo mundo todo. A depressão e outros problemas da saúde mental crescem cada vez mais e, com a pandemia da covid-19 – em que o isolamento social abalou grande parte da população – vemos grande importância de abordar o tema dentro das escolas”, destaca a docente.

Dessa forma, entre os dias 13 a 17 de setembro, o trabalho de conscientização e prevenção ao suicídio com os 16 alunos da turma, idealizado por Silvia, trouxe um maior entendimento sobre o tema com os alunos. “No primeiro momento, fizemos uma aula expositiva, falando sobre comportamentos de extrema tristeza e explicando o que é depressão, numa linguagem em que as crianças entendessem (de forma mais amena), também o suicídio”, explica a educadora.

Segundo a professora, houve a percepção que é um tema desconhecido pela maioria das crianças, tornando-se importante a ser abordado. Na sequência, a docente questionou aos alunos: ‘o que você diria para uma pessoa que está muito triste?’. Assim, foram produzidos textos acerca da temática. Após a reestruturação textual de cada uma das crianças, houve a reescrita por parte delas em frases com pesquisa.

Na sequência, em post-its, criaram um mural com o título ‘Retire aqui uma mensagem positiva’. Neste local, explica Silvia, também houve o anexo de desenhos e frases motivacionais. “No decorrer das aulas, surgiram questionamentos e até mesmo desabafos por parte dos alunos. Alguns relataram que já haviam passado por situações assim na família. Portanto, instruí-los de que a depressão é uma doença real e que precisa ser tratada, e a escola pode exercer um papel fundamental para orientação e conhecimento sobre o tema”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Floresval Ferreira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE