Tangram desperta curiosidade e diverte alunos em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Tangram desperta curiosidade e diverte alunos em Ponta Grossa

Quebra-cabeças geométrico chinês foi tema principal de aula matemática junto à turma da Escola Professora Zair Santos Nascimento

História do jogo foi um dos vários pontos, além do seu desenvolvimento pela turma
História do jogo foi um dos vários pontos, além do seu desenvolvimento pela turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quebra-cabeças geométrico chinês foi tema principal de aula matemática junto à turma da Escola Professora Zair Santos Nascimento

O 4º ano A da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, em Ponta Grossa, desenvolveu uma atividade divertida na disciplina de Matemática com um recurso que engaja e diverte os alunos: o Tangram, um quebra-cabeças geométrico. A professora da turma, Ronilda de Carvalho Schmigel, comenta os aspectos trabalhados.

“Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Para abordamos esses conceitos com os aluno do 4º ano A, inserimos um material didático utilizado no ensino-aprendizagem da matemática: o Tangram. Conhecido também como jogo das sete peças, é um quebra-cabeças chinês formado por sete figuras geométricas: dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um quadrado e um paralelogramo”, destaca a docente.

Para dar início a aula, cita a educadora, o jogo foi apresentado a turma, com explicação de que as peças deveriam ser recortadas para, na sequência, a montagem de uma variedade de figuras – como animais, plantas, objetos, pessoas, entre outros. A curiosidade tomou conta dos alunos, com posterior explicação de que as sete peças formam um quadrado e, assim, para instigar ainda mais as crianças, houve a história milenar do Tangram, com nome original de ‘Tchi Tchiao Pan’ que, segundo a professora, significa ‘Sete Peças da Sabedoria.

“No desenvolvimento da aula, os alunos foram indagados sobre o assunto, estimulando, assim, a prática de raciocínio em busca de meios argumentativos para chegar a uma solução. Para finalizarmos, cada aluno montou sua figura utilizando as sete peças do Tangram. A aula foi um sucesso, pois os jogos são excelentes estímulos para a aprendizagem, promovendo, além dela, a satisfação do aluno e exercitando a memória, reflexão, concentração e pensamento geométrico. Aliamos diversão com qualidade de ensino-aprendizagem”, conclui Ronilda.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Zair Santos Nascimento clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE