Turmas de PG transformam saber filosófico em podcasts | aRede
PUBLICIDADE

Turmas de PG transformam saber filosófico em podcasts

Quintos anos A e B da Escola Professora Loisa Foltran de Lara imergem na Filosofia e, através do conhecimento gerado, produzem informativos para alcançar a rede municipal de ensino

Modelo foi adotado durante a pandemia, nas aulas remotas
Modelo foi adotado durante a pandemia, nas aulas remotas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quintos anos A e B da Escola Professora Loisa Foltran de Lara imergem na Filosofia e, através do conhecimento gerado, produzem informativos para alcançar a rede municipal de ensino

A filosofia é um amplo campo de estudo, importante não apenas onde é obrigatória na grade curricular, mas na formação das crianças e jovens. Através desses pressupostos que a professora Cellem Daylane Sansana Ferreira, dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Loise Foltran de Lara, em Ponta Grossa, desenvolveu um amplo trabalho de conhecimento, utilizando recursos modernos, como a produção de podcasts.

“O saber filosófico com crianças vem ao encontro com o que há de mais importante na educação: desenvolver nas alunas e alunos as habilidades e competências em um processo dialógico e, dessa maneira, fazer com que seu diálogo vá para além da sala de aula e seja assunto com as pessoas de seu convívio, porque aprendem a observar o mundo em que se vive para formular conceitos próprios por autonomia”, aponta a docente.

Dessa forma, a educadora cita que apesar da Filosofia não ser uma disciplina obrigatória oficial no Ensino Fundamental, é preciso apresentar e construir junto às crianças esses momentos de reflexão, auxiliando na sua formação como adultos sem preconceitos, com critérios em suas escolhas, prontos para se colocarem no lugar, com uma escuta atenta.

“Esta atividade que tem como base o pensar filosófico vem sendo desenvolvida com os alunos dos quintos anos A e B. Elas aconteceram de maneira remota, com encontros semanais, por videoconferências e suscitados nestes encontros temas como o amor, as memórias, a religião, a saudade e tantos outros assuntos que a Filosofia, ao longo dos séculos, também se questionou”, explica Cellem.

Assim, nos encontros, pontua a professora, as crianças são convidadas, “metodologicamente provocadas a pensar, a desenvolver o pensamento crítico-criativo-cuidadoso”. Assim, ao final das conversas, os alunos desenvolvem textos colocando todas suas observações e entendimentos acerca do assunto abordado no encontro. Na sequência, educadora e turma transformam as produções em podcasts, disponíveis para que toda a comunidade escolar, bem como os demais professores, possam apreciar e usar em suas escolas.

“Fizemos o uso da tecnologia por meio de uma plataforma de áudio disponível na internet para atingir um grande número de pessoas, já que estamos em meio de uma pandemia e a interação e a socialização dos textos de forma presencial estavam, e ainda está, inviável. São as próprias crianças que gravam os ‘podcasts’ e me mandam. Eu os formato de acordo com o que pede a plataforma e as disponibilizo online para o público”, complementa Cellem.

Por fim, a educadora cita que “fazer a Filosofia com as crianças é pensar em uma possibilidade de integrar a disciplina no currículo das escolas públicas de nossa cidade, sendo um grande passo para a educação municipal”.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Loise Foltran de Lara clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE