Experiência no Integração traz estudo de sólidos geométricos
Quinto ano do Colégio de Ponta Grossa pôde construir poliedros e entender as várias características do conteúdo matemático

Quinto ano do Colégio de Ponta Grossa pôde construir poliedros e entender as várias características do conteúdo matemático
O 5º ano do Colégio Integração em Ponta Grossa desenvolveu uma ampla experiência matemática: o vaso de cimento hexagonal. A professora Mariana Andrade de Oliveira Vieira comenta os principais aspectos do trabalho, como os métodos e materiais utilizados, a forma de desenvolvimento lúdica e o resultado. A atividade, vale destacar, teve a orientação da coordenadora Amanda Weridyana Uller e correção do colega Igor Antônio Barreto.
“Os chachepôs são considerados como um objeto de intuito decorativo e prática para casas ou ambientes de uma forma geral, podendo ser interno ou externo. Podem ter inúmeras utilidades e ter diferentes tamanhos, formas, cores, modelos, desenhos e afins. Dessa forma, foi identificado que as suas diferentes formas podem contribui para o ensino matemático, visto que ele possui formas de sólidos geométricos e podem ser usados como exemplo de um ou para contribuir para o ensino prático de construção de uma figura plana em um sólido geométrico, utilizando os seus principais elementos”, aponta a docente.
Conforme explica a educadora, sólidos geométricos são objetos com largura, comprimento e altura, compreendidos como tridimensionais. Ainda, os sólidos têm outras constituições, como faces, arestas e vértices. Sua classificação se dá por poliedros ou não poliedros, agrupando-se aos corpos redondos. Outro ponto é que o sólido, relata Mariana, possui uma representação espacial e planificada. Ainda, uma curiosidade é que suas características predominantes são as que determinam o seu nome geralmente.
“Pensando em deixar esse conteúdo mais interessante aos alunos, a professora desenvolveu um projeto relacionando os sólidos geométricos, a matemática e a questão artística. Os objetivos e intuitos dessa prática são recortar e montar os sólidos geométricos, percepção da presença dos sólidos geométricos em nosso dia a dia e retomar os conceitos dos elementos que compõem os sólidos geométricos”, cita a professora.
Assim, o desenvolvimento da atividade deu com o estudo do tema, ênfase nos poliedros, intensificando o estudo na compressão dos elementos vértices, faces e arestas. Assim, foi construído um molde a partir da planificação de poliedro com 11 faces, com utilização de uma caixa de leite vazia, limpa e planificada para modelar o sólido. Para complementar, conta a docente, foi utilizado fita durex larga para unir as arestas e os alunos puderam perceber a importância da precisão dos comprimentos das arestas para que o sólidos não possuísse falhas na sua construção.
“Ao finalizar a união das arestas e vértices, os alunos puderam compreender o conceito de volume, pois preenchemos o interior do poliedro construído com cimento. O resultado desta atividade foi satisfatório, visto que a professora atingiu todos os objetivos e conseguiu fazer com que os alunos compreendessem o conteúdo e a prática dessa, possibilitando de forma com que eles visualizassem o conteúdo no cotidiano”, conclui Mariana.





















