Campanha de reciclagem engaja turma e comunidade em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Campanha de reciclagem engaja turma e comunidade em Ipiranga

Projeto de educação ambiental foi aplicado na Escola João Leonel Denck em parceria com outra instituição de ensino municipal e teve conscientização ambiental como foco

Parceria permite entendimento na prática do tema
Parceria permite entendimento na prática do tema -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto de educação ambiental foi aplicado na Escola João Leonel Denck em parceria com outra instituição de ensino municipal e teve conscientização ambiental como foco

Uma temática ambiental foi amplamente construída dentro da Escola Municipal João Leonel Denck em Ipiranga: a reciclagem. Com objetivo de fortalecer estratégias pedagógicas em tempos de pandemia, através da possibilidade de aulas presenciais e remotas, a diretora da instituição de ensino, Marilda Orovoski, comenta a importância do trabalho com atividades de reciclagem que apoiam e motivam a aprendizagem dos alunos.

“A professora Oriana Bueno Balzer e os alunos do 4º ano A se organizaram para trazerem para escola papéis recicláveis para serem trocados por bonina de papel branco na fábrica Santa Clara no município vizinho de Ivaí. A atividade faz parte do projeto de educação ambiental Campo Limpo, cujo foco principal é acrescentar o compromisso com a reciclagem sob uma nova ótica, introduzindo o conceito de economia circular”, destaca a gestora.

Assim, a João Leonel Denck realizou uma parceria com a Escola Rural Municipal de Avencal, que também fica localizada em Ipiranga. Segundo Marilda, o conceito pode ser definido através de um ‘circuito fechado’ na relação produção e consumo, onde os resíduos tornam-se recursos a serem recuperados e revalorizados por meio da reutilização e reciclagem, o que beneficia as pessoas e a natureza.

“Por isso, com o intuito de maior conscientização e mobilização dos alunos e a comunidade escolar, o projeto foi além e vem se destacando como um disseminador da conscientização de diversos públicos sobre a importância da preservação ambiental e da reciclagem e reutilização de resíduos. A iniciativa das escolas tem foco na conscientização social e na consolidação de uma atitude ambientalmente responsável, onde os alunos compreendem a importância de reciclar o papel e colaborar com o meio ambiente”, pontua a educadora.

Em complemento, Marilda explica que a cooperação do projeto trouxe muito aprendizado às escolas e aos alunos, com atividade educativas junto às crianças sobre a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos, além de sequência didáticas sobre o mesmo tema e a reciclagem, com promoção de brincadeiras dentro da escola e junto à família, reuso e separação de materiais.

“E, assim, sejam levados (os materiais), também em parceria, com a Secretaria Municipal de Educação, procurando despertar a imaginação e a criatividade dos alunos, melhorando assim sua postura e conduta perante o meio ambiente. O trabalho finaliza com uma videochamada do responsável técnico da fábrica de papel Santa Clara e a produção de um desenho sobre o tema. Estes desenhos foram organizados para exposição na escola”, conclui a diretora.

Acesse o blog escolar da Escola João Leonel Denck clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE