Estudo sobre as Olímpiadas engaja turmas em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Estudo sobre as Olímpiadas engaja turmas em Carambeí

Revezamento da tocha olímpica, símbolos dos Jogos, modalidades disputadas e registros audiovisuais marcaram amplo trabalho na Escola Rural Santa Cruz

Alunos fizeram diversas representações sobre o tema
Alunos fizeram diversas representações sobre o tema -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Revezamento da tocha olímpica, símbolos dos Jogos, modalidades disputadas e registros audiovisuais marcaram amplo trabalho na Escola Rural Santa Cruz

Em ano de Jogos Olímpicos, as atividades que envolvam o corpo, movimento e esportes ganham ainda mais ênfase nas escolas. E, foi isso que ocorreu na Escola Rural Municipal Santa Cruz, em Carambeí. A professora Carolline Marcos da Silva, que comandou as atividades com o 3º, 4º e 5º anos, aponta os principais destaques do trabalho.

“Esta temática foi abordada com os alunos de forma presencial e de forma online pelo Meet aos alunos que estão em casa. Como estamos acompanhando pelas mídias, iniciou um dos maiores eventos esportivos: os Jogos Olímpicos 2020/2021. E, com isso, não deixamos passar desapercebido pelas crianças na escola”, aponta a docente.

Dessa forma, tanto para os alunos na modalidade presencial, quanto na remota, houve a apresentação de um vídeo sobre a história das Olímpiadas e, também, acerca da tocha olímpica – com seu significado e formato. Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, também com os significados, também foram abordado.

“E, por fim, foi apresentado, através de imagens, os esportes olímpicos. Nessa parte os alunos tinham como tarefa escrever os nomes dos esportes que eles conheciam, não apenas conhecer em desenhos, porém conhecer os objetivos e algumas regras desses esportes. Após toda essa introdução, a tarefa de casa deles foram duas”, cita a educadora.

A primeira envolvia escolher um dos esportes escrito no caderno, de acordo com a preferência de cada aluno, achando o pictograma da modalidade, reproduzindo a imagem e registrando o pictograma através de fotos, que seria enviada para a professora. A segunda foi confeccionar uma tocha olímpica com material reciclável representando a escola, enviando um pequeno vídeo que simulava o revezamento desse símbolo olímpico.

“Essa temática ainda não foi encerrada, afinal os jogos estão em andamento e também porque a cada aula de Educação Física iniciamos com uma conversa sobre que jogos eles assistiram, o que eles observaram nos esportes, o que acharam do resultado, etc. O que posso concluir até o momento: que as crianças não conhecem muito dos esportes olímpicos. Conhecem os esportes mais tradicionais, como futebol, voleibol, atletismo, ginástica, basquete, lutas”, complementa Carolline.

Ainda, para fechar, a professora cita que o conhecimento por estas modalidades se dão por serem conteúdos básicos das aulas de Educação Física. “Portanto, nossos alunos terão maior conhecimento esportivo se vivenciarem isso em nossas aulas. Por isso, devemos ser professores capazes de levar o máximo de conhecimento aos nossos alunos”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Santa Cruz clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE