Foguetes e 'Universo' propiciam aula dinâmica em Castro
Conteúdo interdisciplinar do 5º ano A da Escola Estação do Tronco uniu conhecimento sobre o cosmos com objetos lançados na quadra da escola
Conteúdo interdisciplinar do 5º ano A da Escola Estação do Tronco uniu conhecimento sobre o cosmos com objetos lançados na quadra da escola
O 5º ano B da Escola Municipal Estação do Tronco, em Castro, pôde explorar o Universo durante a semana do dia 21 a 29 de junho nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. O professor da turma, João Paulo Machado, dá os principais destaques sobre o amplo trabalho realizado com a turma.
“Nas aulas de Língua Portuguesa trabalhamos o gênero textual reportagem, destacando a diferença entre notícia. Ligamos esse tema às notícias sobre as viagens especiais à Lua e, com isso, pudemos realizar um trabalho interdisciplinar, mesclando os conteúdos sobre o Universo com às reportagens, notícias e textos instrucionais sobre o assunto”, aponta o educador.
Segundo João Paulo, nas aulas síncronas foram reproduzidos vídeos sobre viagens especiais, com interpretações orais acerca do acontecimento. Com o computador e utilizando o telescópio virtual Stellarium, a turma pôde localizar a Lua e outros planetas, com o estudo das características de cada um.
Para deixar a aula com mais conteúdo e divertida, o professor e a turma buscaram confeccionar um foguete, assistindo um vídeo instrucional para montá-lo. Conforme complementa o docente, os alunos usaram a sua criatividade na confecção destes objetos, com a possibilidade de soltá-los na quadra esportivas nas aulas presenciais.
“Em sala de aula, comentamos sobre essa experiência, avaliando o que foi positivo e o que podia ter melhorado. Além de aprendermos sobre os conteúdos curriculares, houve diversão. Os alunos ficaram entusiasmados com a aula e disseram que repetirão o processo em casa”, conclui João Paulo.
Acesse o blog escolar da Escola Estação do Tronco clicando aqui.





















