Tecnologias tornam leitura mais prazerosa em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Tecnologias tornam leitura mais prazerosa em Carambeí

Professora do 5º ano B da Escola Tonia Joanna Harms comenta importância dos meios digitais

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Professora do 5º ano B da Escola Tonia Joanna Harms comenta importância dos meios digitais e quais recursos são utilizados na instituição de ensino

O uso das tecnologias é um tema recorrente na atual configuração de ensino. Na Escola Municipal Professora Tonia Joanna Harms, em Carambeí, não é diferente: com capacitações feitas por workshops de informática através de ‘Ferramentas para Auxiliar nas Aulas Remotas’, promovido pela Secretaria de Educação, os professores puderam abrir seus horizontes.

A professora do 5º ano B da instituição de ensino, Josiane Telles, comenta a importância dessa dinâmica com a secretária Kátia Harms, e a equipe pedagógica que conta com Fabiana Leifeld e Keila Santos, além dos educadores do município. “Deste modo, as aulas online tiveram um incremento a mais com o uso das tecnologias. Mesmo à distância, há interação de todas as turmas, entre professores e alunos, desde as séries inicias ao quintos anos”, diz a docente.

O recurso utilizado é o Google Meet, com ênfase a leituras mais atrativas, através do uso de áudios e vídeos. Na sua escola, com ajuda Luciana Aparecida Marques, do 5º ano A, Josiane explica que a reunião com a colega é semanal, de maneira remota, com a finalidade de planejar as aulas de forma conjunto. Ainda, priorizam conteúdos da Língua Portuguesa e Matemática, com várias tecnologias.

As reuniões pelo Meet e os contatos pelo WhatsApp, além de chamadas, serve para a troca de atividades, planejamentos, atividades, vídeos e outros. “Primeiramente, (o objetivo é) para instigar os alunos o interesse pela leitura, o qual faz parte das habilidades que se encontram na BNCC e no currículo da escola serem atingidos com as turmas, a qual é de grande importância em todos os anos, observando essa problemática que era a leitura”, pontua a educadora.

Assim, Josiane e outras professoras propuseram uma leitura semanal de vários gêneros textuais, como contos, fábulas, informativos, entre outros. Estes textos são anexados nas atividades impressas, conforme pontua a docente, pela pedagoga Silmara Cristina Guimarães e a diretora Lindair Silvar. Tudo para entregarem e receberem os materiais juntos aos responsáveis nas casas dos alunos.

“Eles realizaram as leituras através de áudios e vídeos, realizando a oralidade com a participação na leitura toda a semana e, desta maneira, treinam a leitura. Tem contato direto com os gêneros textuais diversos e as professoras realizam as avalições do eixo oralidade/leitura, através dos áudios e vídeos recebidos via Whats”, complementa Josiane.

Para fechar, a professora destaca as aulas interativas, além do uso da tecnologia que permite as interações com os alunos pelo Google Meet. Assim, a equipe de educação da instituição explica os conteúdos, com interação das crianças, questionando quando há dúvidas, respondendo as questões, lendo os textos e enunciados, além de corrigirem suas atividades impressas.

“As professoras também postam diariamente explicações e vídeos nos grupos de Whats. Assim, contamos com diversos meios de aprendizagens e contribuições tecnológicas nas aulas remotas, que ficou cada vez mais prazerosa”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Tonia Joanna Harms clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE