PUBLICIDADE

Turma escolhe nome de seu Grupo no CAIC-PG

Prática comum nas classes da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha teve votação entre alunos para decidir o termo a ser utilizado em 2020. Confira qual foi o resultado

Imagem ilustrativa da imagem Turma escolhe nome de seu Grupo no CAIC-PG

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Prática comum nas classes da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha teve votação entre alunos para decidir o termo a ser utilizado em 2020. Confira qual foi o resultado

O Pré I B da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, o CAIC de Ponta Grossa, pôde escolher o símbolo da classe – prática comum nas turmas da instituição de ensino ponta-grossense. Denominado ‘Grupo Cacto’, a professora Waldirene Cristina Ferreira Carvalho, que coordena os pequenos, conta como foi toda a dinâmica.

“Após a fase da adaptação, iniciamos o trabalho da escolha do símbolo do grupo. Tratando-se de crianças de três a quatro anos, para encaminhar essa atividade, foi preciso um trabalho de reconhecimento de símbolos presentes no contexto onde estão inseridos, associando-os ao que eles representam”, destaca a docente.

Imagens e ilustrações, que redundem em signos relacionados à escrita, foram utilizados para que os alunos pudessem tomar a decisão, segundo a professora. Dessa forma, foi solicitada às crianças que levassem várias gravuras para que, em sala de aula, pudessem escolher a que representaria seu grupo.

“Após a exploração de todas imagens trazidas, aos poucos foram selecionando mediante votação, a qual representaria o grupo. No final ficou ‘Cacto’. Sendo assim, iniciou o processo de pesquisa sobre esse símbolo que, além de representar o grupo, servirá de conexão para o ensino, aprendizagem, fazendo com que a criança aprenda a dar significado às várias cenas do dia-a-dia, ampliando assim o conhecimento de mundo”, complementa Waldirene.

Por fim, a professora solicitou a pesquisa sobre símbolos, o que trouxe a percepção aos estudantes de que no México existem cactos, além dos sombreiros, que também chamou a atenção dos pequenos. “Na sequência das atividades, puderam experimentar o chapéu”, conclui a professora.

Confira as produções na íntegra do CAIC de Ponta Grossa no blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE