Atividades de incentivo à leitura empolgam turma em PG
Realizando uma série de dinâmicas, o quarto ano da Escola Jorge Dechandt pode compreender a importância de ler regularmente e consolidar importantes aprendizados
Publicado: 02/05/2024, 07:20
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professor Jorge Dechandt, sob a tutela da professora Maria Marcia Martins Santos, mergulharam em uma série de atividades especiais em celebração ao Dia do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril. Segundo a docente, o objetivo era incentivar o amor pela leitura e cultivar hábitos de leitura saudáveis desde cedo.
“A importância da leitura foi enfatizada como uma prática essencial no cotidiano, enriquecendo vocabulário, estimulando a imaginação e fornecendo conhecimento e novas ideias. A diversidade literária foi explorada, incluindo fábulas, poemas, lendas, contos de fadas, aventuras, biografias e gibis, proporcionando uma ampla experiência literária aos alunos”, contou a educadora.
Uma das atividades realizadas foi a aula-passeio ao Museu Campos Gerais e à Estação Saudade, onde os alunos foram imersos em histórias e encantamento. “Na Estação Saudade, foram cativados pelas narrativas de João, um talentoso contador de histórias, que os envolveu com suas habilidades e conhecimento da arte de contar histórias”, relatou Maria.
GALERIA DE FOTOS
De volta a sala, os alunos produziram relatórios sobre a aula-passeio, destacando a magia dos livros e a influência do contador de histórias na experiência da turma. Além disso, realizaram atividades como a leitura da biografia de Monteiro Lobato e a exploração de uma de suas obras mais icônicas, o Sítio do Picapau Amarelo, seus personagens e suas aventuras.
Para incentivar ainda mais o hábito de leitura, os alunos confeccionaram marcadores de páginas com os personagens da obra, além de participarem de atividades de leitura e interpretação de texto. “A visita à biblioteca e o empréstimo de livros para leitura em casa foram práticas regulares, visando estimular a leitura prazerosa e a autonomia dos alunos no processo de aprendizado”, contou a docente.
“Com pequenos gestos de amor à leitura, é que iremos desenvolver o prazer de ler em nossos alunos, para terem um mundo melhor com pessoas mais críticas e reflexivas, com mais conhecimentos, autonomia, melhor compreensão e desenvolvimento intelectual e emocional”, complementou a professora.