Letra B ‘vira’ brigadeiro de banana em Infantil IV | aRede
PUBLICIDADE

Letra B ‘vira’ brigadeiro de banana em Infantil IV

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Turma da Escola Evangélica de Carambeí ampliou vocabulário participando de uma deliciosa receita que trouxe curiosidade e surpresa</b>

Imagem ilustrativa da imagem Letra B ‘vira’ brigadeiro de banana em Infantil IV
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma da Escola Evangélica de Carambeí ampliou vocabulário participando de uma deliciosa receita que trouxe curiosidade e surpresa

O Infantil IV vespertino da Escola Evangélica de Carambeí desenvolveu um trabalho sobre a letra B. A atividade, que começou de forma lúdica, transformou-se em uma saborosa receita, a partir do estudo do gênero textual. A professora da turma, Rosélia Fidélis, aponta como foi desenvolvido mais um trabalho que divertiu os alunos, além dos engajamentos comuns a turma.

“Nessa fase do Infantil IV é comum a criança demonstrar curiosidade sobre as letras, principalmente de palavras de seu interesse como as que formam o próprio nome, o nome dos pais, dos animais, das cores. E, como as crianças aprendem melhor através de brincadeiras e atividades lúdicas, a professora Rosélia Fidélis apresentou a letra B para o Infantil IV vespertino através do gênero textual receita, fazendo um delicioso brigadeiro de banana”, conta a docente.

O trabalho iniciou com questionamentos das professora: ‘quem gosta de brigadeiro?’, ‘quem já ajudou a mamãe a fazer o brigadeiro?’, ‘o que precisa (ingredientes) para fazer o brigadeiro?’, ‘quem já comeu brigadeiro de banana?’. Rosélia destaca que foram respostas bem variadas, principalmente sobre o brigadeiro de banana - alguns curiosos, outros espantados com a proposição.

Entre as indagações, chamou a atenção da docente uma frase: ‘Banana? Eca! Não profe! Brigadeiro só de chocolate’. “Será mesmo que banana é um bom ingrediente para fazer um delicioso brigadeiro? O jeito foi conferir. Então a professora levou os alunos até a cozinha experimental da escola para por a prova essa receita. Primeiramente foram retomados os cuidados com a higiene e com os ambiente que estavam”, diz Rosélia.

Foi ressaltado junto a turma que criança não pode cozinhar sozinha, mexer no fogão ou em alimentos quentes em um adulto supervisionando. A turma, assim, organizou-se ao redor da mesa, preparando a receita, observando os ingredientes e as misturas. “O momento de amassar foi e incorporar a banana na receita foi o mais aguardado. Mistura pronta, chegou a hora de ir ao fogo e a criançada observando de longe, aguardando o resultado. Quando o brigadeiro esfriou, as crianças fizeram as bolinhas e aí foi só provar e aprovar. Que delícia”.

Estudo

De volta a sala, a professora explorou junto a turma a letra B, com ênfase nas palavras brigadeiro e banana. “Naturalmente a curiosidade sobre essa letra foi aumentando e novas palavras foram sendo descobertas, como por exemplo: B de Bernardo - que, aliás, amou o brigadeiro de banana. Como tem B na sala do Infantil IV! Vejam só: B de boneca, B de bola, B de bolo - do lanchinho -, B de boné, B de borracha, B de Bia, coleguinha da turma”, relata a professora.

O trabalho continuou, aumentando o vocabulário da letra. “Complementando e aproveitando a curiosidade sobre a letra, a professora trouxe ainda uma caixa contendo diferentes objetos, todos com o nome iniciado por B, onde cada criança pôde retirar um objeto, nomeá-lo e explorá-lo potencializando a construção da aprendizagem. Com essas atividades, a turma não só compreendeu e relacionou a letra B, como também comprovou que aprender é muito ‘BOM’ e delicioso”, conclui Rosélia.

Quer aprender a receita de brigadeiro de banana? Então confere, no blog escolar da Escola Evangélica de Carambeí, o relato completo da docente para fazer a sobremesa em casa. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right