Interdisciplinaridade e notícia ajudam em trabalho de Páscoa | aRede
PUBLICIDADE

Interdisciplinaridade e notícia ajudam em trabalho de Páscoa

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Quinto B da Escola Antonio Fanchin utilizou das disciplinas de Matemática, Português, História e Artes, além do Jornal da Manhã, para produzir e refletir sobre a data</b>

Imagem ilustrativa da imagem Interdisciplinaridade e notícia ajudam em trabalho de Páscoa
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quinto B da Escola Antonio Fanchin utilizou das disciplinas de Matemática, Português, História e Artes, além do Jornal da Manhã, para produzir e refletir sobre a data

Uma interação entre jornais impressos, interdisciplinaridade e a Páscoa movimentou os alunos do 5ºB da Escola Municipal Antonio Fanchin em Jaguariaíva. Coordenados pela professora Vandicleia Pinheiro, os estudantes puderam ampliar seus conhecimentos através de inúmeras atividades, incluindo o uso do Jornal da Manhã.

“Abordando a notícia ‘Crescimento de encomenda anima supermercados em PG’, integramos a partir dela atividades interdisciplinares nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Artes, estabelecendo uma relação entre os saberes e os valores que a data transmite”, destaca a docente.

O trabalho, em Língua Portuguesa, iniciou com a exploração da notícia, através da coleta de conhecimento prévio que os alunos possuíam em virtude da Páscoa. “Após todas as considerações sobre os aspectos significativos e comerciais que envolvem a data, realizamos a interpretação escrita, onde os alunos identificaram com cores diferentes as partes estruturais da notícia e questões que abordavam o consumismo”, aponta Vandicleia.

As estratégias de marketing serviram para complementar a aula em Língua Portuguesa. No mesmo dia, segundo a docente, houve uma pesquisa a ser feita em casa junto a família elencando como era feita a comemoração pascal e o significado da data, buscando montar um painel em sala de aula. As atividades seguiram com outras disciplinas.

“Em Matemática os alunos puderam, a partir de dados de pesquisa de preços de ovos de Páscoa, feita previamente no supermercado do bairro, realizar atividades de comparação de preços, construção e análise de tabela e gráfico, situações-problema e arredondamentos, e implicitamente a compreensão dos aspecto comercial da Páscoa”, conta a professora.

Na disciplina de História, através de um vídeo sobre a data e texto informativo que trazia a origem dos ovos de chocolate, houve interpretação oral e escrita para aprofundar os conceitos trazidos em sala. “Após apresentação de matéria jornalística sobre a tradição de pintar ovos para comemorar a Páscoa, por meio da arte, da expressão individual e da criatividade, os alunos fizeram pinturas e decorações em ovos”, comenta Vandicleia.

“Depois de decoradas, as cascas dos ovos foram preenchidas com docinhos e os alunos trocaram entre si os trabalhos artesanais com palavras e dicas de carinho fazendo menção a Páscoa como união, partilha, amizade, solidariedade. Concluímos as atividades da semana da Páscoa com produções textuais, onde os alunos puderam expor suas ideias sobre a Páscoa, relatando o que essa data representa”, complementa a docente.

Vandicleia finaliza apontando que, durante o desenvolvimento das atividade, percebeu-se que os alunos se envolveram no sentido da compreensão do real motivo da comemoração. “Pensarem sobre suas escolhas e valorizarem os sentimentos e pessoas com quem convivem. Ao final, a data foi comemorada com toda a escola através de apresentações das turmas”, conclui a professora.

Confira a galeria completa de fotos e o texto de Vandicleia no blog escolar da Escola Antonio Fanchin. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE