Estudantes realizam trabalhos com manchetes de jornal | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes realizam trabalhos com manchetes de jornal

Atividade foi realizada na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, em Jaguariaíva, e teve abuso sexual de crianças como principal tema através do Jornal da Manhã.

Alunos exploraram manchetes do JM
Alunos exploraram manchetes do JM -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade foi realizada na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, em Jaguariaíva, e teve abuso sexual de crianças como principal tema através do Jornal da Manhã.

Em 18 de maio é comemorado o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. A data surgiu há 44 anos atrás em 1973, após uma menina de apenas 8 ser sequestrada, assassinada, tendo seu corpo carbonizado e encontrado apenas seis dias depois. Os agressores nunca foram punidos segundo o site SOS – Casas de Acolhida.

Dentro deste debate, a professora Vera Lúcia Martins de Sousa, da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, de Jaguariaíva, junto ao 5º B, trabalhou sobre o assunto com exemplares do Jornal da Manhã, método que segue neste ano no município. O trabalho, realizado na primeira quinzena de maio, foi realizado em várias etapas.

O objetivo, segundo Vera, era “trabalhar manchetes e suas características, e os sentimentos que elas despertam no leitor; questionar o conteúdo de uma manchete e verificar se os sentimentos permanecem os meses; refletir, através do questionamento, o conteúdo da manchete”.

Assim, os estudantes foram divididos em seis equipes, relembrando o que é a manchete e qual sua função dentro dos jornais impressos. Na sequência, foram escolhidas as manchetes por cada grupo, sendo recortadas e anexadas ao quadro. Todas passaram por leituras, visando entender o sentimento provocados por elas.

“Os alunos colocaram as manchetes em uma cartolina e, oralmente, cada grupo fez um resumo de sua manchete escolhida”, conta a professora. As crianças ainda puderam debater sobre o assunto e trocar opiniões.

“Como mediadora, fiz diversos questionamentos despertando a criticidade dos alunos que fizeram um paralelo entre o que a manchete indica e a realidade que eles vivenciam nos bairros e na cidade como um todo; leitura da reportagem do jornal para completar a reflexão”, explica a docente.

A manchete escolhida do Jornal da Manhã foi o tema ‘dois homens acusados de cometer o crime de estupro de vulnerável com a mesma criança’. A atividade ainda contou com a pesquisa de palavras desconhecidas dos alunos, além da leitura do livro ‘Pipo e Fifi’. Por fim, “foi elaborada uma conclusão sobre o trabalho desenvolvido e confeccionado um mural sobre o tema da manchete. Os estudantes ainda puderam a assistir uma peça teatral sobre ‘exploração e abuso infantil’.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE