Mostra especial abre 45ª edição do Festival Nacional de Teatro da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Mostra especial abre 45ª edição do Festival Nacional de Teatro da UEPG

Apresentações espalhadas pela cidade marcam início do festival de teatro. Abertura oficial acontece na quarta-feira

Ao todo, 36 grupos teatrais de várias regiões do país participam do festival
Ao todo, 36 grupos teatrais de várias regiões do país participam do festival -

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 45º Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), começa nesta segunda-feira (6), com a apresentação da Mostra Especial, em espaços alternativos de Ponta Grossa e região.

A abertura oficial do festival ocorre na quarta-feira (8), às 20 horas, no Cine Teatro Pax, com o espetáculo ‘A Moratória’, do grupo CECI, de Ponta Grossa. O festival se estende até 16 de novembro, com a apresentação de 36 grupos teatrais de diferentes pontos do país, divididos nas categorias adulto, infantil/bonecos animação (mostra competitiva); e sessão Telmo Faria, tetro de rua e Teatro dos Campos Gerais (mostra não competitiva).

A abertura da mostra competitiva, categoria adulto, traz a apresentação da peça ‘A Moratória’, texto clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Jorge Andrade, espetáculo que deu origem ao Fenata em 1973, então dirigido pelo teatrólogo e ator Telmo Faria, coordenador GTU - Grupo de Teatro Universitário da UEPG. ‘A Moratória’ apresenta as fatalidades da família de Joaquim, que devido à crise do café em 1929, contraiu dividas e sua fazenda foi a leilão, tendo uma moratória concedida pelo governo como a esperança de recuperá-la.

A remontagem e adaptação criada especialmente para a abertura da 45ª edição do Fenata tem sua trajetória no Centro de Estudos e Pesquisa Cênica Integrada (CEPCI) da escola de teatro CECI. A realização, em parceria com a organização do Fenata, iniciou em abril de 2017, focado no trabalho do ator, imagens poéticas e teatralidade contemporânea. O espetáculo tem a classificação etária de 16 anos. A peça de encerramento do festival, também da categoria adulto, será encenada no Cine Teatro Ópera, em 16 de novembro, às 20h, com classificação etária de 18 anos. O espetáculo ‘Buraco da Lacraia Opera House’ é inspirado nas grandes casas de ópera, nos templos de expressão artística do mais alto padrão de requinte e estética.

Infantil

A abertura de espetáculos da categoria infantil, no dia 9 de novembro (quinta-feira) é marcado pela apresentação do grupo Téspis Cia. de Teatro, com o espetáculo ‘O patinho feio, o gato desgrenhado e as galinhas vesgas do mundo’, ás 14h, no Pax. A história mostra a trajetória de um pato, um gato e uma galinha bastante peculiares e tão diferentes entre si, mas que nos convidam a pensar sobre respeito, afeto e aceitação.

A programação completa do festival pode ser conferida aqui: http://www.youblisher.com/p/1890944-45fenata/

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE