Nutricionista dá dicas de alimentação para manter o cérebro 'ativo' | aRede
PUBLICIDADE

Nutricionista dá dicas de alimentação para manter o cérebro 'ativo'

Imagem ilustrativa da imagem Nutricionista dá dicas de alimentação para manter o cérebro 'ativo'
-
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ano letivo para muitos alunos começou há pouco. Mesmo assim, a preocupação com resultados, principalmente na hora das provas, já vem tirando o sono de alguns estudantes e também de certos pais. Na mesma proporção, os “concurseiros de plantão” também estão debruçados sobre livros e mais livros na incansável busca por uma aprovação em um Concurso Público.

Para manter o cérebro produtivo e bem afiado, auxiliando o aprendizado, a indicação da nutricionista da Equilibrium, Beatriz Botéquio, consultora da marca Isabela, é consumir alimentos que contenham carboidrato, nutriente que é fonte de energia. Massas, pães e torradas estão entre os alimentos que podem ajudar os estudantes a melhorar a concentração para as provas. “O único nutriente que o cérebro reconhece como fonte de energia é o carboidrato. Como o cérebro armazena pequenas quantidades deste nutriente no decorrer do dia, o consumo em porções corretas é importante para mantê-lo funcionando na sua capacidade máxima, intensificando a capacidade de aprendizado”, explica.

O ideal é consumir carboidratos de forma equilibrada em todas as refeições, explica a nutricionista. Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), órgão que tem como objetivo promover a segurança alimentar, de 55% a 75% das calorias diárias devem ser consumidas na forma de carboidratos, divididas em café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. “Torradas, massas e biscoitos são excelentes fontes de carboidratos que podem compor essas refeições”, ressalta Beatriz.

A nutricionista destaca que a alimentação equilibrada no período anterior às provas é fundamental, uma vez que alimentos de difícil digestão podem dificultar o desenvolvimento do raciocínio e da concentração. “O corpo, para realizar a digestão destes alimentos, irá deslocar um grande volume de sangue para o intestino. Isso poderá prejudicar o aporte de sangue deslocado para o cérebro, que estará realizando um grande esforço durante a prova”, explica.
Ano promete ser movimentado para os concurseiros
Os candidatos que estão em busca de uma vaga em um concurso público em 2016 terão pela frente um ano movimentado, mesmo com a proposta de suspensão dos concursos pelo governo federal. O número de vagas previstas em órgãos estaduais, além de capitais, chega a 94,9 mil. O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 600 vagas de níveis médio e superior é o mais esperado para este ano. As inscrições encerraram no final do mês passado e as provas estão agendadas para os dias 10 ou 17 de abril.
Cuide-se!
Esta dica soa bastante simples, mas é muito importante. Muitas vezes, na correria dos estudos, você se esquece de cuidar da sua saúde, alimentando-se mal, dormindo pouco e reduzindo a sua vida social. Apesar de ser importante estudar, sobrecarregar-se pode ser mais prejudicial do que benéfico. Nos dias que antecedem a prova, alimente-se e durma bem e pratique exercícios diariamente. Isso vai ajudar a manter o seu cérebro em forma.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right