Grupo de Taiko se apresenta em Maringá
Publicado: 18/01/2014, 21:23

O Grupo de Taiko Fuurinkazan, de Ponta Grossa, se apresenta amanhã (19) no 9º Festival Kawasuji, que acontece em Maringá. A apresentação será no Teatro Calil Hadad, a partir das 8 horas. O evento é um dos maiores do Brasil integrando tocadores de Taiko. Grupos de todo o país se reúnem para aprenderem novas técnicas e divulgarem a arte japonesa.
Fundado em 2005, o grupo Fuurinkazan Wadaiko conta com nove integrantes, com idades entre 7 e 16 anos. O grupo divulga a cultura e as tradições japonesas em todo Paraná através de espetáculos cênico-musicais de taiko, aprovados pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Para este ano estão previstas mais oito apresentações no Estado, com o patrocínio da Copel, Kurashiki, Supermercados Tozetto e Consaúde.
Para o coordenador do Grupo, Fernando Shigueo Horie, a aprovação do projeto pela Lei Rouanet e a parceria com as empresas tem possibilitado ao grupo apresentar a arte milenar japonesa do taiko aos mais variados públicos. “Nossas apresentações acontecem em teatros, ginásios ou até mesmo em praças. O que queremos é que as pessoas conheçam nossa arte”, assinala.
Utilizados para marcar passos de soldados, assustar o inimigo e como forma de comunicação entre as tropas, os taikos atualmente são vistos apenas em festivais e eventos comemorativos, encantando multidões. O ritmo forte e a batida cadenciada chamam a atenção, misturando música e performances cênicas. Os taikos são confeccionados com a parte superior em pele de animal em vários tamanhos e podem ser tocados com a ajuda de baquetas ou apenas com as mãos.