'Árvores são fundamentais para infraestrutura da cidade', diz arquiteto de PG
Áreas mais antigas e consolidadas tendem a ter uma arborização mais estabelecida, enquanto regiões de expansão urbana, periféricas e bairros mais recentes podem apresentar menor cobertura vegetal

Conforme o estudo realizado pelas professoras Sandra Stocker Kremer Tadenuma e Silvia Méri Carvalho, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a arborização urbana, em especial aquela de vias públicas, proporciona uma série de benefícios sociais, ambientais e econômicos, sendo reconhecida como um serviço público.
Devido a sua importância para a qualidade de vida da sociedade, seu conhecimento oferece subsídios importantes para que o poder público elabore e aperfeiçoe planos voltados à arborização urbana.
Ainda de acordo com as professoras, qualquer planejamento ou manejo deve partir do conhecimento do patrimônio arbóreo existente - identificação e quantidade de árvores, distribuição espacial, áreas potenciais para plantio, necessidades de manejo e até mesmo remoção de espécies que possam estar oferecendo algum tipo de risco à população ou ao patrimônio, particular ou público.
Árvores ajudam a reduzir a temperatura
Para o arquiteto e especialista em urbanismo, Henrique Zulian, a arborização é uma infraestrutura urbana fundamental para a cidade. De acordo com Zulian, as árvores ajudam a reduzir a temperatura, oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar, contribuem para a drenagem da água da chuva e qualificam os espaços públicos para caminhadas e permanências.

“Uma cidade arborizada também tende a ser mais confortável e convidativa para as pessoas. Se o trabalho for bem feito, não existe nenhuma desvantagem em se ter uma cidade com muitas árvores. Árvores inadequadas ou plantadas sem planejamento podem gerar conflitos com calçadas, redes elétricas e infraestrutura. O problema, portanto, não é ter árvores, mas escolher espécies e locais sem considerar o funcionamento da cidade”, destaca Zulian.
O arquiteto e urbanista ainda afirma que Ponta Grossa possui um centro muito pouco arborizado, e isso acontece pelo fato de haver ruas estreitas e antigas, etc. Zulian alerta que o ideal é pensar a árvore junto com a calçada, a drenagem, a iluminação e as redes de infraestrutura, e não plantá-la depois que todo o restante já estiver definido.
“A questão do Centro da cidade ter ruas estreitas não pode ser desculpa para a falta de arborização na região. O que falta é coragem de tornar as calçadas mais largas e o transporte público mais eficiente. Nós precisamos parar de tratar o carro como prioridade absoluta no desenho das ruas. Em muitos casos, uma vaga de estacionamento público ocupa um espaço que poderia receber uma árvore, um canteiro, um banco e algum outro mobiliário urbano. Transformar parte desse espaço em infraestrutura verde é uma decisão urbanística relativamente simples, mas que exige vontade de priorizar o conforto e a qualidade do espaço público”, finaliza.
Moradores falam sobre benefícios em morar em áreas arborizadas
Os benefícios das árvores nos bairros são confirmados pelos moradores. A estudante Paula Carregari, moradora do Jardim Carvalho, afirma que a presença das árvores perto da sua ajuda nos dias de calor intenso e na circulação de ar mais fresco.
“Já morei em locais mais centrais que não tinham arborização nenhuma, e sinto que eu sofria muito à noite com calor, com um ar mais seco e abafado. Onde estou agora, as árvores ajudam muito na circulação do ar e fica mais fresco dentro de casa. Sem contar a vista que fica mais bonita”, ressalta Paula.
Por outro lado, há também quem sofra com a falta de arborização perto de casa. A engenheira química, Gabriela Mendes, moradora da região central de Ponta Grossa, destaca que não ter árvores perto de onde mora resulta na falta de sombra e ar fresco.
Ela ainda ressalta que viver em um local mais arborizado melhoraria muito a vista e o frescor.
“As árvores fazem muita falta, fica tudo muito abafado. Se eu pudesse, mudaria-me para uma região mais arborizada aqui de Ponta Grossa. Acredito que a única desvantagem de morar em um lugar com muitas árvores seria a constante manutenção, a poda das árvores para evitar acidentes durante as tempestades”, finaliza.
Uma cidade arborizada é importante não só para tornar a vista mais bonita, mas também para melhorar a qualidade de vida dos moradores e tornar o município um local mais agradável de se viver.
Pensando nisso, o Grupo aRede traz o Guia Verde de Ponta Grossa, com os principais parques e áreas verdes para visitação.
• Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, localizado na Avenida Vicente Machado, Centro.
• Parque Monteiro Lobato, localizado na Avenida Ernani Batista Rosas, Bairro Jardim Carvalho.
• Parque das Araucárias, localizado na Rua Aderly Turek, Bairro Cará-Cará.
• Praça do Pôr do Sol, localizada na Rua Visconde de Nacar, Bairro Estrela.
Todos esses locais apresentam áreas verdes e uma arborização que garante sombra e ar fresco para os visitantes. Os parques e praças são ideais para passeios ao ar livre, piqueniques, caminhadas e realização de atividades físicas. Os visitantes devem se preocupar apenas em cuidar do ambiente, mantendo-o sempre limpo e não cortando ou podando as árvores.





















