Curta-metragem ‘O Último Bilhete’, produzido em Ponta Grossa, estreia no dia 25
Gravado na Estação Saudade, drama psicológico realizado com incentivo do PROMIFIC aborda culpa, redenção e consequências

A produção audiovisual ponta-grossense ganha um novo capítulo com a estreia do curta-metragem “O Último Bilhete”, no dia 25 de agosto de 2026. A obra terá sua primeira exibição em duas sessões fechadas para convidados e, posteriormente, seguirá para uma programação de circulação em escolas públicas do município, aproximando a produção cinematográfica local de estudantes e da comunidade.
Realizado pelo Bemdito Ato – Laboratório Criativo, “O Último Bilhete” é um drama psicológico que constrói uma reflexão sobre culpa, redenção, consciência e o peso das escolhas humanas. A produção foi gravada, entre outras locações, na Estação Saudade, em Ponta Grossa, utilizando o patrimônio ferroviário da cidade como elemento fundamental para a atmosfera e para a narrativa da obra.
Na história, três pessoas aguardam a chegada de um trem em uma antiga estação ferroviária enquanto disputam o último bilhete disponível. Presos entre o desejo de partir e os fantasmas de seus próprios passados, os personagens carregam culpas, arrependimentos e segredos que gradativamente vêm à tona. À medida que a tensão aumenta, uma figura misteriosa surge e passa a confrontá-los com escolhas morais e questionamentos sobre merecimento e destino.
GALERIA DE FOTOS
A produção também reforça a presença de artistas e produtores locais no desenvolvimento do setor audiovisual de Ponta Grossa. Com direção coletiva do Bemdito Ato – Laboratório Criativo, o projeto reúne profissionais da cidade em diferentes áreas da realização cinematográfica e integra o movimento recente do coletivo na criação de obras para teatro e audiovisual.
Após a estreia, “O Último Bilhete” circulará por duas escolas estaduais e quatro unidades de EJA da rede municipal de Ponta Grossa, com exibições acompanhadas de rodas de conversa. Os encontros abordarão tanto o processo de produção audiovisual na cidade quanto temas presentes na obra, promovendo formação cultural e aproximando os estudantes do cinema produzido localmente.
“O Último Bilhete” é um projeto realizado com o incentivo do PROMIFIC – Município de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural, com patrocínio da Continental do Brasil e apoio do SESC Paraná.
RESUMO:
O Último Bilhete – Curta-metragem
Gênero: Drama psicológico / suspense
Estreia: 25 de agosto de 2026, em duas sessões fechadas para convidados
Locação de destaque: Estação Saudade – Ponta Grossa (PR)
Realização: Bemdito Ato – Laboratório Criativo
Circulação: Duas escolas estaduais e quatro EJAs municipais, com exibições e rodas de conversa
Patrocínio: Continental do Brasil
Apoio: SESC Paraná
Incentivo: PROMIFIC – Município de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura – Conselho Municipal de Política Cultural
Com informações das assessorias.
























