Câmara de PG se aproxima da população e amplia resultados no semestre | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG se aproxima da população e amplia resultados no semestre

O programa Câmara nos Bairros e na Roça já reuniu cerca de 3,6 mil moradores em encontros realizados em diferentes regiões do município, permitindo que demandas da população fossem transformadas em aproximadamente 100 indicações apresentadas pelos vereadores

Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa concede entrevista para o Grupo aRede
Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa concede entrevista para o Grupo aRede -

Julia Sansana

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa encerrou o primeiro semestre legislativo de 2026 com um conjunto de ações voltadas à modernização do Legislativo, à ampliação da participação popular, ao fortalecimento da transparência e a investimentos em acessibilidade. A avaliação das atividades foi apresentada nesta sexta-feira (24), durante visita do presidente da Casa, vereador Julio Küller, ao Grupo aRede, quando ele destacou os principais avanços alcançados desde o início de sua gestão na Presidência do Legislativo, iniciada em janeiro de 2025 e com mandato até dezembro deste ano.

Entre os destaques está a aproximação entre a Câmara e a comunidade. O programa Câmara nos Bairros e na Roça já reuniu cerca de 3,6 mil moradores em encontros realizados em diferentes regiões do município, permitindo que demandas da população fossem transformadas em aproximadamente 100 indicações apresentadas pelos vereadores. A iniciativa terá nova edição neste domingo (26), na Vila Romana, reforçando a proposta de descentralizar o Poder Legislativo e aproximá-lo dos cidadãos.

Outro eixo importante da gestão foi a modernização da comunicação institucional. Os números das redes sociais demonstram crescimento expressivo no alcance das publicações. As visualizações no Facebook passaram de 132,8 mil para 3,7 milhões, enquanto o alcance no Instagram evoluiu de 4,2 mil para 1,4 milhão, na comparação entre o primeiro semestre de 2025 e o mesmo período de 2026. A estratégia ganhou reforço com o lançamento do aplicativo PG+VC, em janeiro deste ano, ampliando os canais de interação com a população.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG se aproxima da população e amplia resultados no semestre

No campo legislativo, a produtividade também apresentou números relevantes. Somente em 2026, até o encerramento do primeiro semestre, foram protocoladas 1.878 indicações, 504 requerimentos, 1.128 moções e 260 projetos de lei. Em 2025, a Câmara registrou a apresentação de 3.765 indicações, 801 requerimentos, 1.172 moções e 498 projetos de lei, demonstrando o intenso ritmo de trabalho desenvolvido pelos parlamentares.

A gestão também se destacou pela destinação de recursos públicos. Foram aprovadas 569 emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual de 2026, totalizando R$ 29,2 milhões destinados a investimentos em diversas áreas do município, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

Na estrutura física, a Câmara investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão em obras de reforma e acessibilidade. As melhorias contemplaram a instalação de rampas, banheiros adaptados e piso tátil, tornando o prédio mais inclusivo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Processo é liderado pela área de compras do Legilsativo
Processo é liderado pela área de compras do Legilsativo |  Foto: Divulgação

A modernização tecnológica também marcou a gestão. O Processo Legislativo Digital passou a permitir que toda a tramitação de projetos de lei ocorra de forma eletrônica, reduzindo o uso de papel, aumentando a agilidade administrativa e fortalecendo a transparência. Paralelamente, o plenário recebeu novos equipamentos, com substituição de câmeras, sistema de áudio, microfones, aparelhos de ar condicionado e transmissão das sessões ao vivo.

Entre as iniciativas implantadas neste primeiro semestre também está a presença permanente de dois intérpretes de Libras durante as sessões legislativas, ampliando a acessibilidade e garantindo maior inclusão da comunidade surda nos debates e decisões do Legislativo municipal.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG se aproxima da população e amplia resultados no semestre

Ao fazer o balanço dos primeiros 18 meses à frente da Presidência da Câmara, Julio Kuller ressaltou que a prioridade da gestão tem sido fortalecer o papel institucional do Legislativo, ampliar a participação popular e investir em inovação, transparência e inclusão, consolidando uma Câmara cada vez mais próxima da população ponta-grossense.

A formação cidadã também recebeu atenção especial. O programa Câmara Jovem envolveu 24 colégios, mais de 5,1 mil estudantes e culminou na eleição de 19 jovens vereadores, incentivando a participação política entre adolescentes e aproximando a juventude do funcionamento do Poder Legislativo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right