Vídeo de cobra peçonhenta na Represa de Alagados alerta moradores de PG
Registro de urutu-cruzeiro às margens do rio impressiona e reforça cautela para pescadores e populares que circulam pelo local

Um vídeo registrado na Represa de Alagados, em Ponta Grossa, nas proximidades da Usina Hidrelétrica São Jorge — antiga Usina Sumidouro, desativada em 1972 — mostra uma urutu-cruzeiro, cobra altamente peçonhenta e uma das mais venenosas do Brasil, se deslocando entre as pedras à margem do rio. A aparição foi compartilhada nessa terça-feira (14).
A presença do animal na localização já é notada por outras pessoas que circulam por Alagados, como cita o autor do vídeo, dono do perfil 'Alagados Pg Fishing' no Facebook. Na legenda da publicação, ele explica que compartilhou o registro para avisar moradores que o perguntam sobre áreas que pescadores precisam ter mais cuidado.
Ao se aproximar do trajeto feito pela cobra, o pescador mostra um peixe e uma aranha-armadeira atacados pela cobra. O registro impressiona pois a 'vítima' da urutu é uma aranha perigosa, cujo comportamento de ataque é caracterizado pelas patas dianteiras erguidas.
O criador de conteúdo alerta os seguidores sobre os riscos de ir a ambientes nas proximidades da margem do rio sem aparatos de segurança. Ele também comenta que outras cobras como esta aparecem em grande quantidade no Alagados.
Recomendação de segurança
Todavia, é importante ressaltar que a aproximação a uma urutu-cruzeiro não é recomendada. A cobra pode alcançar comprimentos entre 1,10 m a 1,70 m, e caso se sinta ameaçada, pode atacar com botes defensivos. Seu veneno é altamente hemotóxico e necrosante, podendo provocar sangramentos e dores fortes.





















