Prefeitura de PG e Senac formam turmas dos cursos gratuitos de Masseiro e Padeiro
A cerimônia, realizada na sede do Ministério Melhor Viver, foi prestigiada por familiares e marca o início de uma nova fase na vida profissional dos alunos

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (31) a conclusão dos cursos gratuitos das turmas de Masseiro e Padeiro, ofertados em parceria com o Senac. A cerimônia, realizada na sede do Ministério Melhor Viver, foi prestigiada por familiares e marca o início de uma nova fase na vida profissional dos alunos.
As aulas foram ministradas na Panificadora Tia Nastácia, onde os participantes tiveram contato direto com o ambiente de trabalho e puderam desenvolver habilidades práticas desde o primeiro dia.
Um dos alunos concluintes do curso de Masseiro, Sérgio Henrique Mocelin, destacou a importância da formação em sua trajetória profissional após precisar se afastar do trabalho que exercia de forma autônoma. “Com o curso, me sinto mais seguro para ingressar no mercado de trabalho e, também, para empreender nessa área. É uma formação profissionalizante muito boa”, afirma.
Durante a cerimônia foi servida uma degustação com produtos preparados pelos próprios alunos — uma demonstração prática do que aprenderam ao longo do curso e uma prévia do que são capazes de oferecer ao mercado de trabalho.
“Padarias, confeitarias e restaurantes estão em constante busca por profissionais qualificados, que saibam manusear alimentos com higiene e dominar técnicas de preparo. Para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social, cursos como esses representam uma oportunidade real de reinserção no mercado de trabalho. Ao concluir a capacitação, os alunos saem aptos para atuar na área, seja conquistando uma vaga como contratados — o que já acontece com muitos alunos — ou até mesmo empreendendo e gerando sua própria renda”, pontua a secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Camila Calisto Sanches.
A parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Senac tem reforçado o compromisso da gestão municipal com a qualificação acessível a todos, independentemente de condição financeira, como política pública de inclusão produtiva.
Com informações de assessoria de imprensa




















