Estado e Prefeitura de PG avançam tratativas para ampliar pista do Aeroporto Sant'Ana
À equipe de Jornalismo do Grupo aRede, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que está negociando o rebaixamento da linha férrea com a Rumo, enquanto a Prefeitura fica responsável pelo projeto da pista

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirma ter avançado nas tratativas sobre a ampliação do Aeroporto Sant'Ana de Ponta Grossa com a prefeita municipal Elizabeth Schmidt (União Brasil). Após o encontro dos dois gestores no evento de assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação do 'trecho 1' da Estrada dos Alagados, o secretário compartilhou detalhes da conversa com Elizabeth sobre o projeto do aeroporto à Redação do Grupo aRede.
Segundo Sandro Alex, ele e Elizabeth alinharam as responsabilidades da futura obra: enquanto o Estado negocia com a Rumo sobre o rebaixamento da linha férrea que hoje atravessa a frente da pista, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) deve entregar o projeto da pista ampliada. Ainda de acordo com o secretário, ele já está desenvolvendo os estudos preliminares sobre esta obra, e novos encontros com a prefeita sobre o assunto serão realizados após o período de Carnaval.
O secretário já havia afirmado o interesse em trabalhar no projeto do Aeroporto Sant'Ana em seu discurso realizado no evento desta manhã no Núcleo San Martin, ao lado de autoridades municipais e estaduais. Em sua fala, Sandro disse que ele e Elizabeth sonham com este projeto em conjunto. "Temos o novo taxiway, pátio e o terminal, que é muito próximo ao Aeroporto Regional do Oeste, de Cascavel", explicou.
Sandro esclareceu que as obras em andamento visam proporcionar modernização ao espaço, garantindo segurança e conforto aos usuários do aeroporto. "Estou lutando para que, antes de fechar meu ciclo com o Ratinho Junior (PSD), faremos o rebaixamento da linha férrea", declarou. Segundo o gestor estadual de Infraestrutura e Logística, o Estado tem condições de fazer o projeto, e está em concordância com o planejamento de Elizabeth. "Não é fácil 'tocar' um aeroporto. Mas temos um time forte", disse. Sandro encerrou sua fala com uma promessa ambiciosa: ao ampliar a pista, o secretário deseja retornar a oferta de voos comerciais de Ponta Grossa com as companhias aéreas Gol e Latam.
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pasta responsável pela coordenação do Aeroporto Sant'Ana, projeta ampliar a pista até 2.500 metros de extensão. Atualmente, o espaço conta com 1.430 metros, e retomou suas operações executivas — com voos particulares e aulas de pilotagem, por exemplo — após um período de restrição de atividades em decorrência das obras, prazo que encerrou em 31 de janeiro.
O projeto citado por Sandro e previamente aprovado por Elizabeth em entrevista concedida à equipe de Jornalismo do Grupo aRede em dezembro de 2025 tem valor de R$ 70 milhões. À Redação, a prefeita municipal afirmou que deseja que a história do Aeroporto Sant'Ana tenha um bom desfecho, e, portanto, seguirá dialogando com o secretário para avançar neste projeto.
Também em entrevista recente à reportagem, a secretária municipal Faynara Merege afirmou que o aeroporto passa por um processo de privatização, contudo, a tramitação acontece de maneira sigilosa no Ministério de Portos e Aeroportos. Em nota, a assessoria da Prefeitura disse que o Município segue apresentando o aeroporto a empresas de aviação civil, demonstrando a demanda e mantendo diálogo constante para a ampliação do aeroporto e o retorno da oferta dos voos comerciais.




















