Ricardo Zampieri revela pré-candidatura a deputado estadual após caminhada com Nikolas
Vereador de Ponta Grossa conversou com o Portal aRede nesta sexta-feira (30) e compartilhou momentos que lhe marcaram

O Portal aRede recebeu na tarde desta sexta-feira (30) o Ricardo Zampieri (PL), vereador de Ponta Grossa, que participou da "Caminhada pela Liberdade", organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
A caminhada teve início na segunda-feira (19) e durou quase uma semana, sendo encerrada no domingo (25). O evento atraiu pessoas e políticos de diversas regiões do país em defesa da liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente preso na Papudinha.
Segundo Zampieri, o que o motivou para se juntar à caminhada foi o incômodo de estar em casa, no sofá, enquanto outros estavam lutando pelo Brasil.
“A principal inspiração foi quando vi um vídeo do Nikolas com uma criança — acho que era um menino, não lembro exatamente — que estava com a mãe, e o governo federal havia negado o auxílio para o medicamento de que ela precisava, que custava cerca de R$ 6 milhões. Vi o Nikolas emocionado, e aquilo me emocionou profundamente. Pensei: ‘Eles estão lá, lutando, e eu estou aqui no sofá. Isso não pode ser’”, afirmou Ricardo.
Ao todo, foram 125 quilômetros de caminhada por parte do vereador até o seu retorno para Ponta Grossa. Apesar do protesto ter o foco na liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ricardo reconhece que o ato foi muito maior.
"O conceito da caminhada sempre foi o Brasil. Não queríamos estigmatizar o movimento como sendo de uma única bandeira. A ideia era a salvação da nossa nação. O Brasil precisa acordar", afirmou o vereador ponta-grossense.
RECURSOS
De acordo com Ricardo Zampieri, todos os custos da viagem foram tirados do próprio bolso, sem a utilização de nenhuma verba pública, tendo arcado com todos os custos tirando do próprio bolso.
"Todos os custos foram pessoais. Eu não utilizo carro da Câmara, não uso combustível público e nunca utilizei diárias da Câmara Municipal — nem neste mandato, nem no anterior. Poderia ter utilizado, mas não utilizei. Dormi até no carro em um dos dias e fiquei em hotéis simples", afirmou Ricardo.
Além disso, ele também ressalta que estava em férias durante o período da caminhada. "Eu estava em recesso parlamentar, em férias, e não realizando atividade parlamentar. Portanto, o eleitor não bancou nada. Foi tudo pago com recursos próprios", revelou o vereador.
CONTATO COM NIKOLAS FERREIRA
Ao ser questionado sobre o contato com o deputado federal Nikolas Ferreira, Ricardo revelou que já havia conhecido e conversado com o político mineiro em 2022, quando ele esteve em Ponta Grossa.
"Nós já nos conhecemos desde 2022. Ele já esteve em Ponta Grossa, inclusive gravou vídeo para a minha campanha. Ele é um jovem simples, acessível, muito sério com o que faz. As conversas giraram em torno de um único tema: o despertar da nação e o surgimento de uma nova geração de lideranças", revelou Zampieri.
CANDIDATURA E PROPOSTAS
De acordo com o atual vereador, para as eleições de 2026, ele é pré-candidato ao cargo de deputado estadual pelo Paraná. "Já me coloco como pré-candidato a deputado estadual pelo PL. Esse projeto já existia antes da caminhada. Acreditamos na renovação política, com pessoas preparadas, com valores e disposição para trabalhar", afirmou Ricardo.
Ainda segundo Zampieri, a caminhada foi positiva se considerar a inspiração para novos projetos em Ponta Grossa. "Estamos estudando novas propostas, como a isenção ou abatimento do IPTU para moradores de ruas sem asfalto, algo que já está sendo discutido em outras cidades. Tudo será feito com responsabilidade jurídica e diálogo com o Executivo", finaliza o vereador.




















