OAB Ponta Grossa alerta população sobre 'golpe do falso advogado' | aRede
PUBLICIDADE

OAB Ponta Grossa alerta população sobre 'golpe do falso advogado'

Evento acontece nesta quarta-feira (19) na sede da subseção e conscientiza cidadãos sobre identificação de perfis falsos e denúncia de fraude

Os diretores da OAB/PG, Dra. Danielle Biscaia e Dr. Luis Alberto Kubaski
Os diretores da OAB/PG, Dra. Danielle Biscaia e Dr. Luis Alberto Kubaski -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PG) realizará nesta quarta-feira (19) um evento de panfletagem para promover a conscientização sobre os perigos do golpe do "falso advogado".

O evento inicia às 10h, com concentração em frente à sede da OAB/PG, e deve percorrer por alguns dos principais pontos centrais da cidade, como o terminal de ônibus do bairro Centro, o Parque Ambiental, o Calçadão, e as instituições do Fórum e Justiça Federal.

Em entrevista exclusiva ao Portal aRede/Jornal da Manhã, a Dra. Danielle Biscaia, diretora adjunta de Secretaria da OAB/PG, e Dr. Luis Alberto Kubaski, diretor de Prerrogativas da instituição, compartilharam informações sobre como evitar cair neste tipo de golpe e, caso ele aconteça, qual caminho seguir para realizar a denúncia.

De acordo com Kubaksi, o golpe envolve geralmente o pagamento de uma taxa que antecede uma indenização, restituição, ou processo vencido, o que é mentira. "Jamais alguém vai telefonar ou mandar mensagem dizendo que um valor foi liberado a você, mas 'depende' de um pagamento de determinada taxa. Se você não tem advogado, busque consultar um e nunca deixe de conversar com um profissional quando tiver dúvidas", diz. 

Danielle traz exemplos práticos de como o golpe é feito através das redes sociais. "Eles colocam vídeos, links para reuniões on-line, falam que estão te aguardando no tribunal. Enviam até a sentença falsa, com a logomarca e timbre do escritório. Já enviaram links falsos do Governo, com número exato ao do processo que o cliente está passando", conta.

VÍDEO
aRede.info
Confira a entrevista completa no Portal aRede. | Autor: aRede.info
  

Os especialistas orientam que é preciso ter cuidado com o imediatismo da ação. "É preciso ter calma: eles mandam pagar uma guia de imediato, trazendo um sentido de alarme, para que a pessoa acredite ser verdade. Se você tem dúvida, vá até o seu advogado, porque ele com certeza não fará isso, "pague algo para receber". Não é assim que funciona!"

Questionados sobre a construção da nova sede do Fórum da Comarca de Ponta Grossa, os diretores da OAB/PG afirmam que estão positivos sobre o início da construção em breve. "Tivemos reuniões com desembargador, e ele (o Fórum) vai sair! Não podemos prever uma data, mas temos o terreno, o projeto, já está tudo muito bem encaminhado, então logo devemos iniciar a construção. Claro, alguma coisa será adaptada no projeto, ele está sendo elaborado novamente, tudo através da seccional de Curitiba, mas podemos afirmar que ele vai sair e quanto antes, pois também é uma necessidade nossa", diz Danielle.

O projeto do novo Fórum da Comarca de Ponta Grossa.
O projeto do novo Fórum da Comarca de Ponta Grossa. |  Foto: Reprodução.
  

Kubaski diz que o projeto está sob uma boa gestão política. "Encontramos uma vontade política de construí-lo. E precisamos dele, porque o nosso hoje está pequeno, mesmo com o processo eletrônico, que tirou a grande circulação, mas ainda assim percebemos que ele está apertado". Além disso, os diretores afirmam estar pleiteando um aumento no número de Varas no Fórum de Ponta Grossa.

O novo Fórum de Ponta Grossa será construído no bairro Oficinas, na rua Alberto Scarpin. O atual projeto prevê uma unidade com dois blocos, sendo um subsolo, um pavimento térreo, três pavimentos intermediários em um dos blocos interligados e quatro pavimentos intermediários no outro bloco, além de uma central de utilidade e um estacionamento externo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right