Reitor da UEPG projeta inaugurações de AME e sede da Polícia Científica até início de 2026
Ambulatório está pronto para inaugurar até dezembro deste ano, e amplia atendimento da saúde em Ponta Grossa; projetos da Polícia Científica, previstos para entrega em fevereiro, consolidam a cidade como referência em perícia criminal
Publicado: 11/11/2025, 16:29

As obras da sede da Unidade de Execução Técnico-Científica da Polícia Científica, em conjunto ao IML Universitário, bem como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), todas em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), estão previstos para serem inaugurados entre o fim deste mês de novembro e o início de fevereiro de 2026.
A informação é exclusiva do Portal aRede/Jornal da Manhã, que entrou em contato com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. "Sobre o IML Universitário, a obra já está em fase final. Nossa intenção é inaugurá-lo a partir de fevereiro, o que seria adequado se aproximarmos as inaugurações entre os dois projetos. Acredito que o AME será entregue até o final deste mês ou no início de dezembro!", conta.
Com relação ao AME, Miguel afirma que o ambulatório marca um avanço fundamental para a ampliação de serviços de saúde em Ponta Grossa. "O AME será uma grande conquista para a região, pois além de ampliarmos as consultas, em um espaço totalmente moderno e confortável, vamos integrar de forma inédita o ensino com a assistência, liberando espaço no Hospital Universitário (HU-UEPG) para outras atividades hospitalares", diz o reitor, que agradece os parceiros que contribuíram para a viabilização da obra, "Um marco na saúde de Ponta Grossa em um projeto proposto por nós para o governo do Estado. Meu agradecimento ao secretário Beto Preto, que nos apoiou desde o início, e ao governador Ratinho Junior (PSD)".

De acordo com o reitor da universidade, as obras dos projetos destinados à Polícia Científica de Ponta Grossa sofreram com um pequeno atraso na fase de fundação, pois as obras ocorreram em um período de muita chuva, mas a obra segue encaminhada pela empresa responsável, e está próxima de finalizar, e terá a presença do governador do Estado do Paraná para revelar a obra concluída. "A data exata da inauguração depende da agenda do governador, que indispensável para a cerimônia", explica Miguel.

O perito-chefe da Unidade de Execução Técnico-Científica de Ponta Grossa (UETC-PG), Dr. Fernando Alvares Fernandes, celebra a conquista em colaboração com a universidade. "A Polícia Científica do Paraná inaugurará em meados de fevereiro de 2026 a sua nova sede em Ponta Grossa, localizada dentro do campus de Uvaranas da UEPG. A iniciativa representa um marco importante para o avanço da perícia criminal e da pesquisa científica na região dos Campos Gerais, unindo infraestrutura moderna e cooperação acadêmica", afirma Fernandes.
Fernandes prevê que o local será utilizado para diversas frentes da Polícia Científica, aumentando a capacidade de atendimento da perícia no município e região. "O novo espaço foi projetado para integrar atividades de investigação forense, ensino e pesquisa aplicada, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e a UEPG. Com laboratórios equipados com tecnologia de ponta, a unidade ampliará a capacidade de atendimento pericial de Ponta Grossa e municípios vizinhos, além de oferecer suporte técnico a outras regiões do Paraná", diz.
Ainda, o perito-chefe conta que a nova sede terá setores dedicados à balística, medicina legal, local de crime, entre outras inovações. "Além disso, a instalação favorecerá o intercâmbio de estágios, projetos conjuntos e capacitações para estudantes e servidores. Com a futura inauguração, Ponta Grossa se consolida como referência regional em perícia criminal e inovação científica, contribuindo para o fortalecimento do sistema de segurança pública do Paraná", celebra o gestor da unidade.
A abertura do AME, prevista para as próximas datas entre novembro e dezembro, assim como a inauguração da sede da Polícia Científica e o IML Universitário em Ponta Grossa, com datas próximas a fevereiro de 2026. Conforme as fontes consultadas para a reportagem, a parceria entre Governo do Estado, UEPG e as instituições citadas avançam para atender o município e região em diferentes frentes, fortalecendo Ponta Grossa como um polo de atendimento em saúde e segurança.





















