Poupatempo de Ponta Grossa oferta 250 serviços do Estado do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Poupatempo de Ponta Grossa oferta 250 serviços do Estado do Paraná

Município foi escolhido como ponto estratégico para a instalação do serviço e deve atender toda a região dos Campos Gerais; autoridades do Paraná estiveram presentes no evento para celebrar a conquista

Unidade Poupatempo de Ponta Grossa foi inaugurada nesta terça-feira (4)
Unidade Poupatempo de Ponta Grossa foi inaugurada nesta terça-feira (4) -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A unidade Poupatempo de Ponta Grossa, terceira de todo o Estado, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (4) em uma solenidade que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Em coletiva de imprensa, Ratinho destacou que a inauguração do Poupatempo no município é uma maneira do governo estar mais presente e ser mais eficiente para o cidadão. "Este projeto foi muito estudado durante quatro anos, teve todo o apoio da Assembleia Legislativa, dos deputados, que foram importantíssimos para nos ajudar na modelagem dessa prestação do serviço", comentou.

O governador ressaltou que o Poupatempo possui mais de 200 serviços disponíveis à população, e, anualmente, deve gerar uma economia para o Estado em torno de R$ 60 milhões. "Vamos ter também, muito provavelmente nos próximos dias, disponibilizar prestação do serviço do Tribunal de Justiça. Estamos abrindo para as prefeituras também, que queiram usar esse espaço para colocar os atendimentos da prefeitura para o cidadão. Além de alvarás, questões de licenças ambientais".

Ratinho comentou que esta iniciativa deve seguir ampliando a quantidade de serviços ofertados, com a integração da Defensoria Pública, Polícia Federal e Tribunal de Justiça dentro do sistema Poupatempo, e o equipamento já se configura como o mais tecnológico do país em seu segmento. "O Estado tem muitos serviços e, para poupar o tempo e dinheiro, nós unificamos todos em um só lugar. São 240 serviços, mas mais do que no local físico, você terá tudo no seu celular. É o setor de serviços mais moderno do Brasil", diz.

O vice-prefeito de Ponta Grossa, pastor Moisés Faria (MDB), destaca que o Poupatempo trará grandes benefícios aos pontagrossenses. "Isso poupa o tempo do nosso cidadão, e tempo é escasso, é dinheiro. A unidade está em um lugar estratégico na cidade, tanto para quem circula de carro ou de ônibus, e com certeza a prefeita Elizabeth estará incrementando serviços municipais para que as pessoas utilizem neste mesmo local", afirma o vice-prefeito.

ESTRATÉGIA - O local de instalação do Poupatempo de Ponta Grossa é estratégico. Localizado no Palladium, nas proximidades do centro do município, a unidade une praticidade, conforto e acessibilidade aos moradores. A partir de agora, o shopping deve abrir as portas às 8h, uma decisão administrativa do centro comercial exclusiva para o serviço. 

Leandro de Moro, superintendente geral de Governança de Serviços e Dados do Paraná, explica que Ponta Grossa é a única cidade dos Campos Gerais com uma unidade Poupatempo. "Todas as unidades são um desafio. Para esta, por exemplo, tivemos 42 dias de obras. Entretanto, já conseguimos construir 20 unidades no Estado, sendo a 3ª inauguração em Ponta Grossa. E a cidade, por ser a principal dos Campos Gerais, que atende todos os municípios ao seu redor, não poderia deixar de ser a primeira na região e, inicialmente, ela será a única a atender esta área", reforça o superintendente. 

AUTORIDADES - Na solenidade de inauguração da unidade, além do governador do Estado, estiveram presentes o vice-prefeito de Ponta Grossa, Pastor Moisés Faria, os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD), Mabel Canto (Progressistas), Moacyr Fadel (PSD), Marcelo Rangel (PSD), assim como prefeitos de cidades dos Campos Gerais, como Dr. Reinaldo (MDB), de Castro.

Em entrevista exclusiva para o Portal aRede/Jornal da Manhã, o atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, comentou sobre os projetos de sua gestão para 2026. "Esta iniciativa é representa o Paraná, com uma gestão que desburocratiza e facilita o acesso aos serviços do Estado. É um programa que mostra a cara deste Governo e da Alep que busca todos os dias facilitar a vida das pessoas. Em relação a 2026, definiremos tudo isso no próximo ano, mas já manifestei minha intenção clara em ser pré-candidato ao governo do Estado, mas eu faço parte deste grupo político (PSD) e com muita calma vamos apresentar os nomes que devem representar o nosso partido", disse.

O deputado Moacyr Fadel parabenizou a conquista que deve beneficiar toda a região dos Campos Gerais. "Aqui, todos os serviços do Paraná serão oferecidos para a população. Somos referência em investimentos em tecnologia, e espero que esta iniciativa seja instalada em todos os lugares do Estado e do Brasil no futuro. Enquanto deputado estadual, eu tenho trabalhado pelos Campos Gerais, e quero colher tudo aquilo que foi plantado para beneficiar os municípios da região", diz.

ATENDIMENTO - O Poupatempo de Ponta Grossa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na oferta de atendimentos, ao precisar de serviços da Copel, por exemplo, o morador poderá solicitar ligação nova de energia, mudança de titularidade, emissão de segunda via da fatura e atualização de dados cadastrais. Já os atendimentos da Sanepar incluem solicitação de ligação de água e esgoto, verificação de consumo, emissão de faturas e cadastro na Tarifa Social.

Na área de educação, os pais poderão efetivar as matrículas de estudantes nos colégios estaduais, solicitar histórico escolar, diploma e transferência escolar. Além disso, haverá atendimentos da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com encaminhamento ao seguro-desemprego, consultas de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right