Morte de aluna da UEPG comove comunidade escolar
A estudante faleceu nessa terça-feira (21), no Hospital Regional do Litoral (HRL), a jovem de 25 anos foi vítima de afogamento na cidade de Matinhos, na última sexta-feira (17)
Publicado: 22/10/2025, 14:32

O olhar bondoso e sensível de Luna Plaviak ficará marcado na memória de colegas, professores e amigos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa lamenta o falecimento da aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais, ocorrido nesta terça-feira (21). O velório ocorre das 19h às 23h desta quarta-feira (22), em Ponta Grossa, na Capela Luto Santana. Depois, velório e sepultamento seguem em Ventania, no Cemitério Municipal.
A estudante faleceu nessa terça-feira (21), no Hospital Regional do Litoral (HRL), a jovem de 25 anos foi vítima de afogamento na cidade de Matinhos, na última sexta-feira (17).
“É uma perda inestimável que vai deixar muita saudade para todos que a amavam”, declarou, com pesar, a amiga e colega de turma Kathleen Schramm. Para Gabriel Moreira Ferreira, a presença de Luna marcou profundamente as vidas de todos com quem conviveu, e sua ausência é sentida com tristeza e gratidão. “Luna foi uma pessoa singular, artista e amiga muito querida por todos nós, de espírito gentil, coração bondoso e olhar sensível, que encontrava na arte uma forma de expressar seu amor e beleza”, contou. “Enfrentou desafios com coragem e deixou como herança o afeto incondicional que dedicava à sua família, aos amigos e principalmente seu noivo, esse amor permanecerá presente no coração de todos que o receberam e o testemunharam”.
Em nome do colegiado do curso de Artes Visuais, a professora Adriana Suarez destacou que é um momento de profundo pesar. “Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar momentos com a Luna. Que encontrem conforto na memória de sua luz e legado. Descanse em paz, Luna”.
A aluna era acompanhada pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para suporte pedagógico, contava com atendimento educacional especializado e integrava o Programa de Formação do Estudante Empreendedor (PFE) como bolsista através da Diretoria de Assistência Estudantil. “Luna foi acolhida com cuidado e dedicação, algumas vezes acompanhada de sua mãe, pela equipe da Prae. Sua presença na comunidade universitária foi marcada pela sensibilidade, empenho e compromisso com sua formação”, lembra a diretora da Daad, Iomara Favoreto. “Neste momento de dor, a Prae se solidariza com os familiares, amigos, colegas e docentes, expressando seus sentimentos e apoio àqueles que partilharam da convivência com Luna”.
Com informações: UEPG.