PG é reconhecida pela OMS como 'Cidade Amiga da Pessoa Idosa'
Dos 258 mil habitantes de Ponta Grossa, mais de 52 mil são idosos

Ponta Grossa foi oficialmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Cidade Amiga da Pessoa Idosa, integrando a rede global de municípios que desenvolvem políticas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável. Com 358 mil habitantes, sendo mais de 52 mil idosos (14,6% da população), o Município se destaca por ações que promovem autonomia, inclusão e qualidade de vida.
Atualmente, a Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social (SMFDS) coordena a política da pessoa idosa, em parceria com o Conselho Municipal, o Fundo Municipal, a Fundação de Assistência Social (FASPG) e outras secretarias.
A cidade conta com serviços como os Centros de Convivência (CECONs), Centro-Dia, ILPIs, programas de atenção domiciliar e o Circuito 60+: Cuidados e Conexões, além do Condomínio do Idoso, que reforça a rede de cuidado e acolhimento.
A prefeita Elizabeth Schmidt (União) comemorou o reconhecimento. “É um orgulho para Ponta Grossa receber esse título da OMS. Mostra que somos uma cidade que valoriza quem ajudou a construí-la e que trabalha para garantir qualidade de vida em todas as fases da vida”, afirmou.
A secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Camila Calisto Sanches, destacou o aspecto técnico da conquista. “Esse reconhecimento é resultado da integração entre diversas políticas públicas e do fortalecimento da rede de atenção ao idoso. É um passo importante na consolidação de uma cidade cada vez mais acolhedora e inclusiva”, explicou.
Das Assessorias.




















